Airbus apresenta módulo de nova espaçonave da Nasa para voos à Lua e além

Reuters  |  Autor 

Publicado 02.11.2018 14:30

Airbus apresenta módulo de nova espaçonave da Nasa para voos à Lua e além

Por Andrea Shalal

BERLIM (Reuters) - A europeia Airbus entregou nesta sexta-feira a "casa de força" da nova espaçonave Orion da Nasa, que levará astronautas à Lua e além nos próximos anos, um marco que deve dar ensejo a centenas de milhões de dólares de encomendas futuras.

Na quinta-feira os engenheiros da fábrica da Airbus instalada em Bremen, na Alemanha, acondicionaram a espaçonave cuidadosamente em um contêiner especial que voará a bordo de um gigantesco avião de carga Antonov até o Centro Espacial Kennedy da Nasa no Estado norte-americano da Flórida, um primeiro passo em sua jornada ao espaço sideral.

Na Flórida, a estrutura será unida ao módulo da tripulação da Orion, construído pela Lockheed Martin (NYSE:LMT), e submetido a mais de um ano de testes intensivos antes da primeira missão de três semanas na órbita da Lua, que será lançada em 2020, mas sem tripulação.

A produção futura do Orion e do módulo europeu pode resultar em bilhões de dólares de novas encomendas para as empresas envolvidas nos próximos anos, disse Bill Gerstenmaier, administrador associado para exploração humana e operações da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos.

"Este é o sistema que permitirá aos humanos se movimentarem de forma sustentável no espaço profundo... e deixar o sistema Terra-Lua pela primeira vez na história", afirmou.

Os planos atuais almejam uma primeira missão tripulada em 2022, e em seguida a Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA) pretendem lançar uma missão tripulada por ano, tornando o projeto Orion importante política e economicamente em um momento no qual a China e outros países estão correndo para se lançar ao espaço.

O Módulo de Serviço Europeu da Airbus fornecerá propulsão, energia, controle térmico e combustíveis não-renováveis à tripulação do módulo da Orion – a primeira vez em que a Nasa utilizará um sistema fabricado na Europa como elemento essencial para impulsionar uma espaçonave norte-americana.

"Este é um passo muito grande. A entrega e o voo à América são só o começo de uma jornada que eventualmente nos levará 96 mil quilômetros além da Lua, mais longe do que qualquer humano já voou antes", disse Oliver Juckenhoefel, vice-presidente de serviços orbitais e exploração da Airbus, à Reuters.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A Orion é parte de um empenho crescente de levar humanos de volta à Lua, onde a descoberta inesperada de água empolgou cientistas.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações