Ataques à bomba e bombardeios aéreos na Síria prejudicam negociações de paz em Genebra

Reuters

Publicado 25.02.2017 14:25

Ataques à bomba e bombardeios aéreos na Síria prejudicam negociações de paz em Genebra

GENEBRA (Reuters) - O governo sírio e representantes da oposição para as negociações de paz em Genebra fizeram um alerta neste sábado sobre o impacto do dia de violência na Síria, que inclui o ataques de homens-bomba e bombardeio com mísseis da Força Aérea.

Com tensões palpáveis entre os participantes, a Organização das Nações Unidas está sendo cuidadosa em seus esforços para retomar as negociações após uma pausa de 10 meses.

O cessar-fogo negociado por Rússia e Turquia com o apoio do Irã está sendo cada vez mais violado, com grupos que se opõe à trégua e ao processo em Genebra também tentando forçar seu colapso.

Homens-bomba atacaram dois escritórios de segurança sírios em Homs neste sábado, matando dezenas com armas de fogo e explosões, incluindo o chefe da segurança militar, causando bombardeios aéreos contra a última fortaleza rebelde na cidade.

A aliança rebelde jihadista Tahrir al-Sham, que se opõe às conversas – embora tenha lutado ao lado das facções que estão representadas nelas – disse que cinco homens-bomba conduziram o ataque.

Em entrevista à Reuters, a negociadora do oposicionista Comitê de Altas Negociações (HNC, na sigla em inglês), Basma Kodmani, disse que grupos que apoiam as negociações obedeceram o cessar-fogo, mas questionou o comprometimento do governo e se a Rússia, aliada essencial de Assad, estava ponta para limitar a violência.

"O cessar-fogo está sendo violado hoje da maneira mais horrível", disse. "O uso de napalm ontem e os enormes bombardeios hoje no subúrbio de Waer, na cidade de Homs. Isto está nos passando impressões muito negativas sobre quais são as intenções do regime".

O Ministério das Relações Exteriores da Síria disse que escreveu à ONU exigindo a condenação do ataque de sábado e do que chamou de "outros atos terroristas". Damasco se refere a todos os grupos contrários ao governo como terroristas.

(Por Tom Miles e Angus McDowall)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações