Capacidade ociosa na zona do euro pode atrasar recuperação da inflação, diz economista-chefe do BCE

Reuters  |  Autor 

Publicado 16.03.2018 10:44

Capacidade ociosa na zona do euro pode atrasar recuperação da inflação, diz economista-chefe do BCE

Por Balazs Koranyi e Frank Siebelt

FRANKFURT (Reuters) - A Europa pode estar recuperando um pouco do seu potencial de crescimento perdido há muito tempo, disse o economista-chefe do Banco Central Europeu, Peter Praet, uma benção para a expansão de cinco anos do bloco, mas um potencial peso sobre a inflação já fraca.

O bloco pode ter mais capacidade ociosa, particularmente no mercado de trabalho, o que pode significar que a inflação pode demorar mais para voltar para a meta do BCE de quase 2 por cento, disse Praet à Reuters em entrevista.

Tendo recuperado o crescimento com anos de estímulo, o BCE agora está retirando lentamente o apoio e os investidores estão procurando por indícios de seu próximo movimento após uma mudança simbólica em seu posicionamento de política monetária mais cedo neste mês.

Os mercados projetam que o BCE encerrará seu esquema de compra de títulos de 2,55 trilhões de euros este ano e os comentários de Praet sugerem que as autoridades continuarão a adotar uma abordagem gradualista, temendo que movimentos abruptos possam prejudicar os mercados e desalinhar seus esforços para manter as condições de empréstimo frouxas.

"Mario Draghi estava abrindo a conversa sobre a possibilidade de que haja mais hiato na economia", disse Praet, referindo-se aos comentários recentes do presidente do BCE. "Isso ainda precisa ser confirmado, mas já temos evidências fortes de uma forte reação de oferta de trabalho".

A inflação ficou abaixo da meta do BCE por cinco anos e continuará a não atingí-la pelo menos até o final da década, um risco para a credibilidade do BCE já que a estabilidade de preços é o objetivo único do banco.

(Por Balazs Koranyi e Frank Siebelt)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações