China revisa projetos de parceria público-privada diante de temores crescentes sobre dívida

Reuters

Publicado 17.11.2017 10:18

China revisa projetos de parceria público-privada diante de temores crescentes sobre dívida

PEQUIM (Reuters) - O Ministério das Finanças da China ordenou a revisão de seus projetos existentes de parceria público-privada (PPP) e endureceu as regras de aprovação para os novos, conforme aumenta cada vez mais a preocupação de Pequim com os riscos da dívida oculta em potenciais abusos do programa.

Nos últimos anos, o governo reforçou os controles sobre novas dívidas de governos locais para ajudar a evitar os riscos após uma compulsão por empréstimos desde a crise financeira global.

Em vez disso, Pequim promoveu fortemente o modelo de PPP desde 2014, que canaliza dinheiro privado para projetos de infraestrutura pública, para manter o investimento de capital crescendo enquanto alivia a pressão sobre os governos locais fortemente endividados.

O valor dos 14.220 projetos existentes de PPP na China totalizou 17,8 trilhões de iuanes (2,69 trilhões de dólares) até o final de setembro, de acordo com uma base de dados nacional administrada pelo Ministério das Finanças.

Mas o crescimento agressivo do PPP começou a alertar as autoridades que dizem que alguns governos locais estão usando as parcerias público-privadas, fundos de investimento governamentais e a aquisição governamental de serviços como "canais disfarçados" para aumentar a dívida.

Todas as agências financeiras provinciais devem eliminar os projetos de PPP "não qualificados" até março de 2018, informou o Ministério das Finanças em um aviso publicado em seu site na quinta-feira.

O ministério também reforçou as regras de aprovação de novos projetos de PPP, especificando que projetos de serviços não públicos, como projetos de desenvolvimento imobiliário comercial, não são elegíveis.

(Por Yawen Chen e Ryan Woo)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações