Draghi oferece perspectiva positiva e nega discutir estratégia de saída

Investing.com

Publicado 27.04.2017 10:17

Draghi observa melhora na economia, mas permanece cauteloso; BCE não discute estratégia de saída

Investing.com – Mario Draghi, do Banco Central Europeu, traçou um cenário mais positivo da economia da zona do euro, mas insistiu que a política monetária acomodatícia atual ainda é apropriada uma vez que os riscos permanecem inclinados para o lado negativo e esclareceu que o BCE não está discutindo estratégia de saída.

Mais cedo, o BCE anunciou que não fez alterações nas taxas de juros ou em seu programa de compra de ativos e repetiu suas expectativas de que as taxas "permaneceriam em nível presente ou mais baixo por um período ampliado de tempo, e bem depois do horizonte da compra de ativos".

Eles também confirmaram que o programa de compra de ativos continuará no mesmo ritmo de 60 bilhões de euros (US$ 65,4 bilhões) até o fim de dezembro de 2017 "ou além, se necessário".

Perspectiva positiva, porém cautelosa

Contudo, Draghi apontou melhorias gerais:

"Dados novos desde nossa reunião no início de março confirmaram que a recuperação cíclica da economia da zona do euro está começando a aumentar de maneira sólida e que riscos negativos diminuíram mais", afirmou.

Apesar disso, Draghi permaneceu cauteloso sobre desdobramentos futuros, afirmando que "riscos envolvendo a perspectiva de crescimento da zona do euro, enquanto se movem para uma configuração mais equilibrada, ainda estão no lado negativo e predominantemente ligado a fatores globais".

Para justificar que as políticas acomodatícias ainda estão garantidas, Draghi apontou que, enquanto se espera que a inflação geral suba em abril, ela ainda "flutuará em torno dos níveis atuais até o fim deste ano".

Ele também indicou que "medidas da inflação de base ainda estão baixas e devem subir gradualmente em médio prazo".

"Resumindo, uma verificação cruzada do resultado da análise econômica com sinais vindos de análises monetárias confirma a necessidade de um grau substancial e contínuo de acomodação monetária para assegurar o retorno sustentável de taxas de inflação a níveis que estão abaixo, porém próximos, de 2% sem atraso indevido", resumiu Draghi, pedindo mais uma vez para os governos intensificarem reformas estruturais e a implementação de políticas fiscais que sejam mais amigáveis ao crescimento.

BCE não discute estratégia de saída para remoção de política acomodatícia

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No sessão de perguntas e respostas, Draghi confirmou que membros do BCE não discutiram estratégias de saída.

Após uma recuperação sustentada pela perspectiva positiva, o comentário fez o euro baixar novamente, e era negociado abaixo dos níveis vistos antes do discurso.

Enquanto Draghi continuava a responder às perguntas, às 10h14 (horário de Brasília), o par EUR/USD era negociado a 1,0870, ante cerca 1,0890 antes da coletiva, ao passo que o par EUR/GBP estava em 0,8436 em comparação a 0,8445 mais cedo.

Enquanto isso, as bolsas de valores europeias continuavam a ter negociações em baixa. A referência Euro Stoxx 50 perdia 0,29%, o CAC 40 da França caía 0,23%, o DAX da Alemanha recuava 0,12%, enquanto o FTSE 100 de Londres negociava em baixa de 0,54%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações