Entrevista: “2017 será o ano do stock picking”, diz Adeodato Volpi Netto

Money Times

Publicado 20.12.2016 10:42

Entrevista: “2017 será o ano do stock picking”, diz Adeodato Volpi Netto

Money Times - O analista-chefe da Eleven Financial, Adeodato Volpi Netto, vê o mercado voltando a olhar para si em 2017 em um movimento que pode ser entendido como um rali do fundamento das empresas. “2017 será o ano do stock picking”, disse ele em uma .

“Vivo com a Bolsa de Valores há mais de 20 anos e nenhum outro ano tende a ser tão sólido de fundamentos como em 2017. As empresas vão reduzir o grau de ociosidade e alavancagem. E, as que tiverem com os fundamentos em dia, boa estrutura de capital e no mercado correto, vão ganhar em performance”, ressalta.

Netto, que comemora neste a forte expansão de sua base de clientes na Eleven, destaca que a consultoria pretende chegar, em 2017, a um número de 60 empresas analisadas na Bolsa (a partir das 40 avaliadas atualmente). Veja abaixo os principais trechos da conversa realizada na sede da empresa em São Paulo:

O ano que vem será diferente do que vimos ou teremos algo como “2016 – Parte2”?

Desde o começo do ano sempre falamos por aqui que o mercado estava distante da realidade. Os investidores negociavam um “paraíso”, enquanto na melhor hipótese estávamos em um purgatório. Não tenho posição política, mas sou da escola de Chicago e é possível ver hoje que temos um projeto econômico de longo prazo.

Analisando em um período maior, tivemos três acontecimentos na história em que pudemos ver melhor o longo prazo: o Plano Real, a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e o projeto de reformas que vivemos hoje. A diferença é que agora a economia está muito machucada. Então, a ideia de o mercado bater na bolsa na segunda e terça feira por causa das delações que vazam no final de semana é uma hipocrisia. Quem é que achou que eles não iriam estar envolvidos?

Não mudamos a projeção de 1,5% de crescimento para o ano que vem porque temos uma série de setores com ociosidade violenta. Não é razoável achar que isso pode piorar.

Estamos amadurecendo como sociedade e economia. Isso vai criar mais eficiência e mais resultado e abre uma mudança de característica de modelo de base, o que começa a acontecer em 2017. A palavra que volta agora é a previsibilidade. O dinheiro que pode começar a vir de fora com a previsibilidade será o capital dedicado. As empresas com quem eu converso agora acham que podem começar a fazer planos de cinco a 10 anos.

O que isso representa para a Bolsa?

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

2017 será o ano do “stock picking”. A volatilidade poderá reduzir e o quadro de incerteza também. Como não teremos um rali de commodities, o Ibovespa ficará menos acelerado. O fundamento tenderá a ir melhor.

A preocupação com a política pode ficar de lado após a aprovação das reformas?

Aqui vale citar James Carville, conselheiro da campanha de Hillary Clinton e estrategista nas campanhas de Bill Clinton, que lançou a frase: “It’s the economy stupid”. Com a combinação da previsibilidade e as medidas macroeconômicas, o marcado vai também voltar a falar “It’s the economy stupid”.

Vivo com a Bolsa de Valores há mais de 20 anos e nenhum outro ano tende a ser tão sólido de fundamentos como em 2017. As empresas vão reduzir o grau de ociosidade e alavancagem. As que tiverem com fundamentos em dia, boa estrutura de capital e no mercado correto, vão ganhar em performance.

Será uma espécie de rali do fundamento?

Diria assim: Se o brasil fosse uma ação na bolsa, quando a Reforma da Previdência for aprovada, ela se torna uma ação descontada e que termina o seu turnaround. E, por isso, vai entregar um bom desempenho.

Quais empresas podem passar por isso?

Um caso que é emblemático é a Anima dentro do setor educacional. A empresa nasceu em Minas Gerais e tem o foco absurdamente voltado para a eficiência e qualidade. Não dá para comparar com a Kroton (SA:KROT3), por exemplo, porque é como comparar a fiat com a Volvo.

Ela tem capacidade de fazer escala, menor do que a Kroton, mas mantém um ticket mais alto e os melhores indicadores de financiamento público. E como as exigências para o Fies estão migrando para a qualidade, a Anima tende a ter um nível de retenção maior no longo prazo. Este ano o setor sofreu muito com a queda no Fies, mas nunca deixei de ter a empresa como a maior participação da minha carteira. Eles têm 45 aquisições mapeadas em cidades com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) acima da média. É um projeto espetacular e com um dos melhores managements.

Outra que acertamos neste ano foi a Sanepar. Indicamos a compra antes da oferta de ações anunciada e os papéis dispararam. Descobrimos essa oportunidade quando começamos a analisar a Copasa (SA:CSMG3) e olhamos os pares do setor. Analisamos os múltiplos e a Sanepar era como Barcelona contra o XV de Piracicaba e o Íbis. A empresa tem contratos mais resilientes e o governo do Paraná está reduzindo participação ao máximo. Ela tem um nível de eficiência muito bom e o follow-on trará a liquidez. Ela poderá superar em muito os pares.

Temo uma outra indicação, um pouco controversa, que é a Profarma (SA:PFRM3). É a única no setor farmacêutico que tem varejo e distribuição agregados. Ela entrou no varejo recentemente com a compra das redes Tamoio, a Drogasmil e a Rosário. A empresa é muito boa em integração e o dinheiro usado nas aquisições foi feito apenas com o uso do próprio caixa. O fato de ela ser distribuidora consegue atingir a um melhor gerenciamento do estoque. Não existe outro player brasileiro com essa combinação e o nível de desconto entre as empresas que têm fundamento e tendem a ir bem em 2017.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações