Focus Economics vê risco para recuperação da América Latina com eleições

Investing.com  |  Autor 

Publicado 16.03.2018 16:41

Focus Economics vê risco para recuperação da América Latina com eleições

Investing.com - A Focus Economics divulgou uma ampla análise avaliando o cenário econômico da América Latina, que contará com eleições presidenciais em importantes países como Brasil, Colômbia, México e Venezuela, além do Paraguai e da Costa Rica. As preocupações e riscos são parecidos entre as nações.

Para os analistas da consultoria, está em jogo nesses países a intensidade das reformas políticas e econômicas dos próximos anos, assim como a recuperação da região depois de um período difícil entre 2015-16, época em que o crescimento do PIB foi menor por conta dos preços baixos das commodities e duro ajuste econômico da Argentina.

Apesar disso, a Focus vê uma melhora nítida na economia da região, com a melhora da confiança, das questões financeiras e a alta dos preços das commodities, além de um cenário global mais saudável.

O documento destaca a mudança do alinhamento político do Brasil e da Argentina, que deixaram de governos dito de esquerdas para a direita. Com isso, foi criada uma legislação mais favorável ao mercado.

Apesar disso, os analistas destacam para o risco de novos nomes surgirem, ameaçando assim os ganhos conquistados. Em comum, os países enfrentam uma onda de desânimo e raiva por conta da corrupção, refletida nas avaliações dos atuais presidentes.

Brasil

Sobre nosso cenário, a consultoria destaca como os recentes escândalos de corrupção dizimaram a popularidade dos políticos brasileiros. Esse fator abre espaço para as incertezas do pleito que se realiza em outubro.

Os analistas destacam que a maior parte da população ainda não tem um nome favorito para a presidência, com a liderança ficando o ex-presidente Lula, mas destaca que improvável que ele consiga o registro da candidatura.

A Focus também destaca nomes como o do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do deputado Jair Bolsonaro e da ex-ministra Marina Silva. No entanto, destaca os riscos de caso Lula seja eleito venha a promover um governo que vá contra as medidas de ajuste fiscal, prejudicando assim a recuperação do país e da economia da região como um todo.

Ao final, a Focus conclui que ainda é muito cedo para fazer qualquer avaliação mais profunda, visto que os candidatos ainda não estão definidos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações