Governo do Japão reitera que recuperação econômica é gradual

Reuters  |  Autor 

Publicado 16.03.2018 10:03

Governo do Japão reitera que recuperação econômica é gradual

TÓQUIO (Reuters) - O governo japonês deixou inalterada sua avaliação de que a economia está se recuperando gradualmente, sugerindo que uma recente série de crescimento provavelmente continuará à medida que os consumidores gastam mais, as exportações aumentam e as empresas elevam o investimento.

O governo mudou a redação de sua avaliação para os preços ao consumidor em março para dizer que estão aumentando gradualmente. No mês passado, o governo disse que os preços ao consumidor ficaram estáveis.

Mas isso não equivale a uma melhora, em parte porque o aumento é leve e pode ser temporário, disse um funcionário do Escritório de Gabinete, destacando a dificuldade do banco central do Japão de fazer com que a inflação acelere.

"A economia do Japão está se recuperando gradualmente", disse o Escritório do Gabinete em seu relatório econômico mensal para março nesta sexta-feira. Isso ficou inalterado em relação à posição do mês anterior.

Em janeiro, os preços ao consumidor excluindo alimentos frescos e energia, conhecidos como núcleo de preços, aumentaram 0,4 por cento na base anual. Esta é uma melhora ante junho de 2017, quando o núcleo de preços ficou estável, mas ainda está bem abaixo da meta de 2 por cento do banco central.

O governo manteve sua avaliação de que os gastos do consumidor estão "se recuperando", já que os gastos com celulares e eletroeletrônicos permanecem firmes.

O governo disse que o gasto de capital está se expandindo gradualmente, inalterada em relação ao mês anterior, à medida que os fabricantes de semicondutores aumentam o investimento para atender a demanda e outros fabricantes investem em robôs industriais, mostrou o relatório.

O crescimento econômico do Japão no quarto trimestre foi revisado para cima em função do aumento dos gastos de capital e dos estoques.

A economia cresceu por oito trimestres consecutivos, a maior expansão contínua desde um período de 12 trimestres entre abril-junho de 1986 e janeiro-março de 1989, durante a notória bolha econômica do Japão.

(Por Stanley White)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações