Grécia cumpre todas as reformas exigidas para concluir resgate

EFE  |  Autor 

Publicado 20.06.2018 10:36

Grécia cumpre todas as reformas exigidas para concluir resgate

Bruxelas, 20 jun (EFE).- A Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia (UE), confirmou nesta quarta-feira que a Grécia cumpriu as 88 medidas exigidas dentro da quarta revisão de seu resgate financeiro, o que abre caminho para que os países da zona do euro aprovem amanhã o fim definitivo do programa de assistência e o último empréstimo ao país.

"Todas as 88 ações prévias foram concluídas. A Grécia fez sua parte do trabalho", disse em entrevista coletiva o comissário europeu de Assuntos Econômicos, o francês Pierre Moscovici, que indicou que o Executivo comunitário vai enviar nas próximas horas seu relatório de cumprimento às instituições e aos países da zona do euro.

A Comissão Europeia acredita que os ministros de Economia e Finanças da zona do euro, o chamado Eurogrupo, que se reunirão amanhã em Luxemburgo, alcançarão um acordo global que permita concluir o resgate grego, que finaliza legalmente em 20 de agosto.

Para isso é necessário, em primeiro lugar, o fechamento da quarta revisão do cumprimento por parte de Atenas - algo que parece garantido, já que a Grécia cumpriu com as ações prévias - o que permitirá a liberação de um novo empréstimo ao país.

Em um princípio, a Comissão estimou que seriam necessários 11,7 bilhões de euros para este pagamento, mas o número ainda está em discussão e poderia ser mais alto, e o montante será utilizado para constituir uma reserva de dinheiro que lhe permita honrar com seus compromissos de dívida até o fim de 2019, sem necessidade de comparecer aos mercados.

Mas os países da zona do euro também devem concordar com um pacote de medidas que garantam a sustentabilidade da dívida grega (que beira 180%) no médio e no longo prazos, e também o programa de monitoramento posterior, que serão aplicados pelas instituições para comprovar que a Grécia continua implementando as reformas.

Todos os atores envolvidos acreditam que amanhã será possível fechar um acordo global que, segundo a Comissão Europeia, deve ser "crível" para os mercados e permitir que a Grécia possa se financiar por si mesma e manter um crescimento sustentável.

"Após oito anos de assistência financeira e dolorosos sacrifícios para o povo grego, estou convencido de que o Eurogrupo tomará amanhã as medidas necessárias para permitir encerrar positivamente o programa", disse Moscovici, que acrescentou que será uma "etapa histórica", pois permitirá "virar a página da crise".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações