Hong Kong escolhe novo líder apoiado por Pequim em meio à tensão política

Reuters

Publicado 26.03.2017 11:18

Hong Kong escolhe novo líder apoiado por Pequim em meio à tensão política

Por James Pomfret e Venus Wu

HONG KONG (Reuters) - A funcionária pública apoiada por Pequim Carrie Lam foi escolhida para ser a próxima líder de Hong Kong neste domingo, em meio à acusações de que Pequim está se intrometendo e negando ao centro financeiro um líder mais populista, talvez mais capaz de neutralizar a tensão política.

A maioria da cidade de 7,3 milhões de pessoas comandada pela China não tem poder de escolher seu líder, que é escolhido entre diversos candidatos por um "comitê eleitoral" de 1.200 pessoas recheado de figuras pró-Pequim e pró-establishment.

Lam, que se tornará a primeira chefe executiva mulher quando assumir o cargo em 1o de julho, recebeu 777 votos ante 365 de seu rival mais próximo, o ex-secretário financeiro John Tsang, cujas pesquisas mostram ser mais popular.

"Minha prioridade será curar a divisão e melhorar a frustração, unir nossa sociedade para seguir adiante", disse ela em seu discurso de vitória.

Lam também se comprometeu a cumprir as promessas eleitorais, incluindo a introdução de um imposto sobre o lucro com duas faixas, a redução do imposto para estimular a pesquisa e o desenvolvimento, o combate ao alto custo da habitação com um aumento da oferta de terra e aumento dos gastos com educação.

Ela também prometeu defender o Estado de Direito e a liberdade de expressão como parte integrante da prosperidade subjacente.

Algumas confrontos estouraram do lado de fora do centro de votação entre manifestantes e a polícia, que usou barricadas para manter os manifestantes afastados.

Os ativistas denunciaram a "interferência" de Pequim em meio a relatos generalizados de lobby de eleitores para apoiar Lam, em vez de Tsang.

Muitos, incluindo os democratas da oposição, temem que Lam se apegue às duras políticas de Leung Chun-ying, o incumbente pró-Pequim, que ordenou o uso de gás lacrimogêneo contra manifestantes pró-democracia em 2014 e que não foi visto defendendo a autonomia de Hong Kong e seus valores fundamentais."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações