Itália aprova orçamento para 2019 e diz que mantém contas em ordem

EFE  |  Autor 

Publicado 15.10.2018 19:54

Itália aprova orçamento para 2019 e diz que mantém contas em ordem

Roma, 15 out (EFE).- O governo da Itália aprovou nesta segunda-feira seu orçamento geral para 2019, que prevê uma anistia fiscal, a reforma do sistema de aposentadorias e pensões e menos recursos para receber imigrantes.

O próximo trâmite antes de que o orçamento seja ratificado é a aprovação da Comissão Europeia (CE), que analisará se ele cumpre suas normas do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, afirmou em entrevista coletiva após a reunião do Conselho de Ministros do país que aprovou o orçamento que o governo "tem mantido as contas em ordem e as promessas realizadas" durante a campanha eleitoral do início do ano e que os partidos que o compõem ao poder.

Para a realização deste orçamento, o governo italiano tinha previsto para o próximo triênio um aumento do déficit de 2,4% do Produto Interno Bruto para 2019, algo que gerou críticas da Comissão Europeia.

Outros números do orçamento serão divulgados nos próximos dias, segundo o vice-presidente do governo e ministro de Desenvolvimento Econômico, Luigi di Maio.

O orçamento inclui uma anistia fiscal que provocou divergências entre o Movimento 5 Estrelas e a Liga Norte, os principais partidos que compõem o governo, já que o segundo preferia que ela fosse mais ampla.

Segundo a imprensa italiana, as duas legendas decidiram que poderão pedir a anistia quem estiver devendo em impostos, no máximo, 100 mil euros, e Di Maio ressaltou que grandes sonegadores poderão ir para a prisão.

Também está prevista no orçamento a reforma do sistema de aposentadorias e pensões, para substituir o regime implantado em 2011 pela ministra Elsa Fornero no então governo tecnocrata liderado por Mario Monti, que introduziu um aumento progressivo da idade de aposentadoria.

A ideia agora é implantar um sistema pelo qual poderão se aposentar aqueles cuja soma dos anos de idade e tempo de contribuição previdenciária seja de pelo menos 100.

A medida, segundo Di Maio, fará com que sejam liberados "centenas de milhares de postos de trabalho", com a aposentadoria de muitos trabalhadores e o acesso de jovens desempregados a estes empregos.

O vice-presidente do Governo e líder da Liga Norte, Matteo Salvini, disse que "não aumentará nenhum imposto para os cidadãos" e que o orçamento prevê uma economia de mais de 500 milhões de euros atualmente repassados ao sistema de auxílio para imigrantes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Di Maio, por sua vez, classificou o orçamento como "popular", alegando que reduz privilégios - em alusão ao corte das conhecidas como 'aposentadorias de ouro', as mais elevadas - à taxação dos jogos de azar, cuja publicidade já foi proibida.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações