Maria Silvia Bastos renuncia à presidência do BNDES

Investing.com

Publicado 26.05.2017 16:17

Maria Silvia Bastos renuncia à presidência do BNDES

Investing.com - A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos, pediu demissão nesta sexta-feira (26/5). Em seu lugar assume interinamente o diretor Ricardo Ramos.

Em nota, a executiva alegou motivos pessoais para deixar o banco e afirmou que os demais diretores continuam no cargo. Na imprensa, contudo, sua gestão à frente do banco era bastante criticada por parte do empresariado que a acusava de travar os financiamentos.

No início do mês, os jornais deram como certo que Michel Temer havia cedido à pressão e determinou que Moreira Franco buscasse um substituto para o cargo.

À época, Maria Silvia negou que sofresse pressão do governo. A única pergunta que fiz ao presidente Temer no momento do convite foi se eu teria liberdade para formar a minha equipe e para trabalhar e a resposta dele foi sim, você terá. E tenho que dizer de que isso nunca me faltou”, informou a Exame. "Nunca tive nenhuma pressão do governo para mudar nada do que estamos fazendo agora".

Maria Silva afirmou à imprensa que a redução dos desembolsos ocorreu por falta de demanda e não por excesso de exigências. "O banco não inventa projetos, o banco financia projetos. Ele é um retrato do que está acontecendo no país", disse em palestra à empresários.

Sua saída ocorre em um momento que o presidente busca apoio para continuar no cargo após quase ser abatido após a delação dos executivos da JBS (SA:JBSS3) o atingir em cheio, gravado em conversas pouco republicanas com Joesley Batista.

Ibovespa recua

A notícia de que Maria Silvia deixou o comando do BNDES foi mal recebida pelo mercado que derrubou o Ibovespa do nível de 64.100 para 63.830 pontos em menos de cinco minutos. Após o choque inicial, o índice voltou a subir e busca novamente o patamar de 64 mil pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações