Ministro alemão diz que G20 pode evitar debate comercial devido a discórdia com EUA

Reuters

Publicado 16.03.2017 11:26

Ministro alemão diz que G20 pode evitar debate comercial devido a discórdia com EUA

Por Gernot Heller e Michael Nienaber

BERLIM (Reuters) - A postura protecionista do novo governo dos Estados Unidos pode complicar as conversas do G20 nesta semana e obrigar as autoridades a deixarem de lado o polêmico debate comercial, disse o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, em uma entrevista à Reuters.

Falando antes da reunião de ministros das Finanças e membros de bancos centrais do G20 na cidade alemã de Baden-Baden na sexta-feira e no sábado, Schaeuble disse que ainda não está claro se o G20 terá um discurso unificado de apoio ao livre comércio e aos mercados abertos.

"Existem visões diferentes sobre este assunto", disse Schaeuble, destacando as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de outras autoridades norte-americanas sobre a "América em Primeiro Lugar".

"É possível que excluamos explicitamente o tópico do comércio em Baden-Baden e digamos que ele só pode ser resolvido na cúpula de líderes de Estado e de governo".

Um esboço inicial de comunicado da reunião do G20 sugeriu que os líderes financeiros mundiais podem não mais rejeitar de forma explícita o protecionismo, rompendo com uma tradição de uma década.

"Esta não é a solução ideal, mas não seria algo tão sério", disse Schaeuble a respeito da possibilidade de os membros do G20 não chegarem a um acordo sobre a questão comercial.

O comunicado final de Baden-Baden deve enviar a mensagem de que a cooperação internacional continua robusta em tempos de riscos geopolíticos crescentes, completou Schaeuble.

Ele disse acreditar que o G20 manterá a linguagem padrão, rejeitando a manipulação cambial. "Esta é a minha expectativa", disse Schaeuble.

O ministro disse que irá pedir a seu colega norte-americano, Steven Mnuchin, durante as conversas que terão em Berlim ainda nesta quinta-feira que explique quaisquer planos para reformar o sistema tributário dos EUA e privilegiar as exportações, não as importações, adotando um imposto de ajuste nas fronteiras.

Reagindo a críticas frequentes dos EUA ao grande superávit comercial da Alemanha, Schaeuble argumentou que o forte desempenho das exportações de seu país também é resultado da política monetária frouxa do Banco Central Europeu.

O ministro disse à Reuters que, se o euro se enfraquecer mais, isso provavelmente provocará aumento da inflação no bloco.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações