Montadoras europeias caminham entre baixo custo e recursos avançados

Reuters

Publicado 02.10.2014 08:44

Montadoras europeias caminham entre baixo custo e recursos avançados

PARIS (Reuters) - As montadoras estão apostando em estilo e reciclagem na batalha pelo crescente mercado europeu de carros pequenos, acrescentando recursos de entretenimento e segurança de alta tecnologia aos veículos ao mesmo tempo em que usam estruturas automotivas mais antigas como uma maneira de manter os preços baixos.

Diversos novos carros sendo exibidos no salão do automóvel de Paris neste mês pela Opel, Citroën, Skoda e Kia são baseados em grande parte em componentes modificados usados em veículos de geração anterior ou tirados de outro modelo já em circulação, como forma de economizar dinheiro.

Analistas dizem que a estratégia faz sentido, já que consumidores europeus, atingidos pela austeridade econômica, não estão no clima de gastar dinheiro em carros grandes e caros.

O mercado para carros pequenos e com eficiência de combustível, os chamados subcompactos de segmento A, tem sido um raro destaque. Este mercado cresceu 32 por cento nos últimos 10 anos alcançando 1,12 milhão de veículos em 2013, em um momento em que o mercado para carros um pouco maiores, de segmento B, como o Ford Fiesta, caíram 33 por cento para 2,89 milhões de unidades, segundo a companhia de projeções IHS Automotive.

A empresa prevê que o segmento A crescerá mais 15 por cento até 2020.

No entanto, a concorrência está aumentando, e portanto a pressão sobre montadoras para diminuir os preços de fabricação, compartilhando cada vez mais peças entre seus modelos, está crescendo.

"Os vencedores na indústria automotiva serão aqueles que conseguirem obter economias de escala", disse Wolfgang Bernhart, sócio da empresa de consultoria Roland Berger.

Muitas das economias na fabricação estão sendo colocadas em novos recursos antes disponíveis apenas em modelos mais caros à medida que montadoras buscam se diferenciar.

O foco em novos recursos em detrimento de melhorias significativas no desempenho do motor parece se alinhar com as prioridades de motoristas europeus. Atualmente entre 50 a 60 por cento de todos os carros na União Europeia são equipados apenas com o motor mais barato, segundo a Roland Berger.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações