PIB da América Latina aumentaria 16% com a igualdade de gênero, diz BID

EFE  |  Autor 

Publicado 15.03.2018 15:22

PIB da América Latina aumentaria 16% com a igualdade de gênero, diz BID

São Paulo, 15 mar (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina seria 16% maior se a participação das mulheres no mercado de trabalho fosse igual a dos homens, afirmou nesta quinta-feira o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luís Alberto Moreno, durante o Fórum Econômico Mundial, em São Paulo.

"A paridade de gênero é importante não só como questão de igualdade. Também pode render dividendos de crescimento imenso", disse Moreno no lançamento de um grupo de trabalho sobre o tema, uma colaboração público-privada desenvolvida no fórum.

"Se a nossa região atingisse a paridade na participação na força de trabalho, o PIB poderia subir 16%", afirmou o presidente do BID.

Depois de Argentina, Chile e Panamá, o Peru é o último país da região a adotar o modelo aplicado na América Latina pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com o BID.

Com desigualdade média de 29,8% no mercado trabalhista, a América Latina fica atrás do Leste Europeu e da Ásia Central no índice.

Atualmente, o Peru ocupa o 98º lugar entre 114 países incluídos no Relatório Mundial da Desigualdade de Gênero quanto à participação econômica e oportunidades.

"A igualdade de gênero é um imperativo tanto moral como econômico", afirmou a chefe da Iniciativa de Educação, Gênero e Sistemas de Trabalho do Fórum Econômico Mundial, Saadia Zahidi.

Para ela, é urgente trabalhar sobre o tema, senão o problema levará mais de um século para ser resolvido.

"Se o ritmo da mudança que aconteceu durante os últimos 12 anos se mantiver firme no futuro, ainda levaremos mais 100 anos para reduzir a desigualdade de gênero mundial. Não podemos esperar tanto", afirmou.

O modelo de cooperação público-privada foi desenvolvido durante três anos pelos grupos de trabalho e de igualdade de gênero no Fórum Econômico Mundial no Japão, México, Coreia do Sul e Turquia.

A ideia é abordar as brechas no assunto e reconfigurar a igualdade de gênero para o futuro, diminuindo as diferenças na participação, remuneração e liderança.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações