Charge da Semana: 'Tempestade perfeita' com turbulência na China e Turquia

Investing.com  |  Autor 

Publicado 16.08.2018 10:56

Investing.com - O nervosismo com o aprofundamento da crise cambial na Turquia, combinado com a tensão comercial atual entre a China e os Estados Unidos, manteve os mercados financeiros globais em alerta nesta semana.

A lira turca caiu para a mínima histórica de 7,1289 na segunda-feira em meio à crescente preocupação diplomática com os EUA pela prisão de Ancara de um pastor americano, acusado pelas autoridades turcas de apoiar uma tentativa fracassada de golpe em 2016

Embora a lira tenha recuado de níveis mínimos recordes — encontrando sustentação após relatos na quarta-feira de que o Catar investiria US$ 15 bilhões na Turquia —, o medo da crise está longe de terminar em meio a preocupações sobre a crescente influência do presidente Tayyip Erdogan sobre a economia, e sua relutância em aumentar as taxas de juros, apesar do aumento da inflação.

A lira caiu quase 18% desde o início de agosto. Em 2018, perdeu aproximadamente 50%.

Enquanto isso, o foco do mercado permaneceu sintonizado com os desdobramentos em torno da guerra comercial entre os EUA e a China.

O Ministério do Comércio da China informou nesta quinta-feira que recebeu um convite dos EUA para negociações com o subsecretário de Assuntos Internacionais dos EUA, David Malpass.

O anúncio do Ministério do Comércio chinês sobre o encontro planejado no final de agosto surgiu depois de uma pausa nas negociações entre os dois lados. A última rodada oficial de negociações aconteceu no começo de junho, quando o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, se encontrou com o vice-premiê chinês, Liu He, em Pequim.

Apesar dos desenvolvimentos positivos na quinta-feira, analistas continuam cautelosos a respeito das perspectivas para os mercados financeiros globais, particularmente aqueles fora dos EUA que parecem vulneráveis sempre que os investidores ficam nervosos.

Para ver mais quadrinhos semanais do Investing.com, acesse: http://br.investing.com/analysis/comics

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações