Semana foi marcada por decisão de Fed que derrubou mercados no mundo

Investing.com  |  Autor 

Publicado 21.12.2018 16:53

Semana foi marcada por decisão de Fed que derrubou mercados no mundo

Investing.com - A reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) com diretores do Fed na última quarta-feira foi um dos momentos mais aguardados da semana que se iniciou no dia 17/12. Os investidores aguardavam mais uma elevação dos juros e revisão da estratégia de aumentos em 2019 ante a volatilidade dos mercados acionários receosos com a crescente incerteza sobre a desaceleração econômica americana e global.

Os diretores do Fed confirmaram a previsão do mercado. Aumentaram os juros em 0,25 ponto percentual, a quarta elevação no ano e a nona desde o início do atual ciclo de aperto monetário em dezembro de 2015. Além disso, anunciou a diminuição de 3 para 2 os aumentos de juros ao longo de 2019, avisando que “continuará a monitorar a economia global, o desenvolvimento do mercado financeiro e suas implicações à economia global”.

Mesmo assim, o mercado acionário não reagiu bem. A manutenção dos planos de reduzir o tamanho do balanço atual da instituição em US$ 50 bilhões por mês e a manutenção de um cenário mais positivo do que o projetado pelo mercado foram interpretados como a continuação dos planos de aperto monetário do banco central americano, levando a vendas generalizadas de ações pelo mundo.

O Ibovespa perdeu mil pontos em 15 minutos após a decisão, revertendo uma alta de 1,7% em uma derrubada de 1,08%. O resultado do dia na bolsa brasileiro seguiu o pessimismo das bolsas americanas, com Dow Jones fechando em queda de 1,49%, o S&P 500 em baixa de 1,54% e o índice Nasdaq de empresas de tecnologia caindo 2,17%.

O aperto monetário prosseguiu mesmo com revisão de índices macroeconômicos que apontam para uma desaceleração da economia dos EUA. A nova previsão do crescimento do Produto Interno Bruto para 2019 é de 2,3%, ante 2,5% em setembro, enquanto a projeção de inflação para o ano que vem foi revista para 1,9%, contra 2% em setembro, abaixo da meta informal de inflação do Fed de 2%, com a previsão da taxa de desemprego se mantendo em 3,5% - o menor patamar em 29 anos.

Em sua análise no Investing.com, Darrell Delamaide questiona o prosseguimento de um aperto monetário mais dovish mesmo com a revisão para baixo das projeções de inflação e do PIB. Seguir a estratégia de aperto sob um quadro de desaceleração econômica à frente, na visão de Delamaide, foi uma resposta a qualquer tentativa de interferência política na condução da política monetária pelo presidente Donald Trump.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O líder americano deu declarações contrárias à elevação de juros, pois o aperto monetário atrapalharia os planos da Casa Branca de impulsionar a economia em meio a uma guerra comercial contra a China e com o preço do petróleo em queda. Mesmo assim, o presidente americano, em entrevista à Reuters antes da decisão, deu indicativo que iria respeitar a decisão do Fed.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações