Trump conversa com primeiro-ministro do Canadá sobre temas econômicos

EFE  |  Autor 

Publicado 30.06.2018 16:12

Trump conversa com primeiro-ministro do Canadá sobre temas econômicos

Nova York, 30 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve uma conversa telefônica com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que ocorreu no meio da tensão entre os dois países, depois que o governo canadense anunciou a imposição de novas tarifas sobre produtos americanos.

"O presidente Trump falou ontem (sexta-feira) à noite com o primeiro-ministro Trudeau do Canadá para discutir sobre comércio e outros assuntos econômicos", disse neste sábado Sara Sanders, porta-voz da Casa Branca, aos jornalistas que cobrem a estadia do presidente americano neste fim de semana em Nova Jersey.

O governo do Canadá informou na sexta-feira a lista de produtos americanos que serão sobretaxados em 10% a partir de 1º de julho, em resposta às tarifas impostas por Washington às importações de aço e alumínio procedentes do Canadá.

O governo canadense, que disse que não se deixará intimidar pela ação dos EUA, vai impor represálias no valor de US$ 12,78 bilhões.

Os muitos produtos que sofrerão represálias do Canadá, como o uísque do Kentucky, foram escolhidos para afetar estados controlados por republicanos, em uma clara mensagem aos congressistas que apoiam o presidente Trump.

Outros produtos americanos que, a partir de domingo, serão sobretaxados em 10% são chocolate, suco de laranja, iogurte, café, papel higiênico, velas, lenços e toalhas, guardanapos, colchões e canetas, entre outros.

As tensões entre os dois países aumentaram significativamente neste ano e ficaram evidentes na Cúpula do G7 ocorrida no Canadá, quando Trump acusou seu anfitrião de ser desonesto, e na qual os líderes dos demais países do grupo não conseguiram convencer o presidente americano sobre a imposição de tarifas alfandegárias a seus sócios e principais aliados.

A porta-voz da Casa Branca não deu mais detalhes sobre a conversa entre o primeiro-ministro canadense e Trump, que passa o fim de semana em Bedminster (Nova Jersey), onde fica o Trump National Golf Club.

Apesar de ser um clube exclusivo, cerca de 200 pessoas aguardavam Trump com cartazes com mensagens como "os que buscam asilo não são criminosos" em referência à sua política de não permitir que imigrantes solicitem asilo em sua chegada à fronteira.

Os manifestantes esperaram o presidente e a sua comitiva na Rodovia 206, perto do campo de golfe em Bedminster, para expressar sua rejeição à ação do governo com os imigrantes, no mesmo dia em que acontecem protestos todo o país em repúdio à política de "tolerância zero" implementada em abril deste ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Você sabe onde estão nossas crianças?", "Deus sabe que você mente", "Parem com o racismo" e "O povo diz não à agenda de Trump" eram algumas das mensagens nos cartazes dos manifestantes.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações