Trump diz não ter "nada a esconder" de procurador especial Mueller

Reuters  |  Autor 

Publicado 19.08.2018 13:45

Trump diz não ter "nada a esconder" de procurador especial Mueller

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que não tem "nada a esconder" do procurador especial que investiga interferência russa na eleição norte-americana de 2016 e negou que seu principal advogado tenha se voltado contra ele ao cooperar com a investigação.

Trump, em uma série de publicações no Twitter, denunciou o New York Times por uma reportagem publicada no sábado dizendo que o conselheiro da Casa Branca, Don McGahn, cooperou extensivamente com o procurador especial, Robert Mueller.

O Times relatou que McGahn havia compartilhado relatos detalhados sobre os episódios no centro do inquérito sobre se o presidente Donald Trump obstruiu justiça.

"Eu permiti que ele e todos os outros testemunhassem – eu não precisava", disse Trump em tuíte. Trump disse que o jornal fez parecer que McGahn havia se voltado contra o presidente --como o conselheiro da Casa Branca John Dean fez na investigação Watergate sobre o ex-presidente Richard Nixon-- "quando na verdade é exatamente o oposto".

Citando uma dúzia de atuais e ex-autoridades da Casa Branca e outras pessoas com informações sobre o assunto, o Times relatou no sábado que McGahn havia compartilhado informações e que algumas delas os investigadores não tinham conhecimento.

Na noite de sábado, o advogado de McGahn confirmou que o conselheiro da Casa Branca havia cooperado com a equipe de Mueller. "O Sr. McGahn respondeu às perguntas da equipe do procurador especial de forma generosa e honesta", disse William Burck, explicando que o presidente não pediu para McGahn se abster de discutir quaisquer assuntos.

De acordo com o New York Times, McGahn descreveu, em ao menos três entrevistas voluntárias com investigadores que totalizaram 30 horas durante os últimos nove meses, a fúria de Trump em relação à investigação envolvendo a Rússia e as formas que o presidente pediu para McGahn reagir a ela.

Trump nega que sua campanha tenha conspirado com a Rússia e tem repetidamente atacado a investigação como ilegítima.

(Por Susan Cornwell and David Lawder)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações