Trump “pragmático” marca primeiro G7 com Macron

Reuters

Publicado 27.05.2017 16:45

Trump “pragmático” marca primeiro G7 com Macron

Por John Irish

TAORMINA, Itália (Reuters) - No papel, Emmanuel Macron e Donald Trump têm pouca coisa em comum, mas quando os presidentes de França e Estados Unidos deixaram neste sábado o encontro do G7, na Sicília, o governante francês estava claramente preparado para o seu imprevisível colega das Américas.

Momentos desconfortáveis ocorreram em Bruxelas na quinta-feira, durante um encontro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), quando ambos pareciam duelar para ver quem dava o aperto de mão mais forte, o que causou apreensão sobre o posterior encontro mais informal entre os dois na Itália.

    Mas com Macron procurando cimentar seu status de presidente menos de um mês após sua vitória e três semanas antes de uma importante eleição para o Parlamento, o presidente de 39 anos adotou um método diferente dos outros líderes.

    A ideia era agradar e ouvir, em vez de confrontar, o presidente norte-americano, que tem 70 anos. Embora a chanceler alemã, Angela Merkel, tenha classificado como “insatisfatória” as discussões sobre as mudanças climáticas e evitava discordâncias no comércio, Macron optou por realçar os pontos positivos.

    “Encontrei-me com um líder que tem fortes convicções em um vários assuntos, algumas das quais eu compartilho, como terrorismo ou manter nossas posições na liga das nações”, afirmou Macron a repórteres sem citar a relação entre os dois.

    Foi uma retórica bem diferente da usada durante a campanha eleitoral, quando Macron pediu que cientistas e empresas abandonassem os EUA e imigrassem para a terra de inovação em que ele quer transformar a França.

    Ele também fez críticas veladas aos planos de Trump de construir um muro na fronteira com o México, comparando a ideia à Linha Maginot, que em 1940 falhou em manter os nazistas fora da França.

    Mas os rastros de críticas sumiram durante o encontro do G7. Entre aliados, Macron disse que sempre haverá diferenças, mas que elas precisam ser debatidas e arbitradas.

    A linguagem corporal entre os dois estava mais relaxada do que no encontro inicial de Bruxelas, e ambos foram flagrados brincando ocasionalmente.

    “Macron foi sólido em suas conversas com Trump. A ideia era não isolá-lo”, disse uma autoridade francesa, descrevendo o papel de Macron nas conversas como sendo o do “policial bom”.

    A recusa de Trump de endossar os acordos climáticos de Paris firmados em 2015 enfureceu os aliados, principalmente a França. Mas até nesse caso, Macron buscou ser otimista, descrevendo os dois dias de conversas como um “progresso”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações