Turquia planeja medidas de segurança em resposta a referendo curdo no Iraque

Reuters

Publicado 23.09.2017 15:39

Atualizado 23.09.2017 15:50

Turquia planeja medidas de segurança em resposta a referendo curdo no Iraque

ISTAMBUL/BAGDÁ (Reuters) - A Turquia disse neste sábado que tomará medidas de segurança em resposta a um referendo de independência planejado na região curda do norte do Iraque que o país considera como "erro terrível", depois que uma delegação curda chegou a Bagdá para diálogos com o governo iraquiano.

O parlamento turco aprovou neste sábado a prorrogação de um mandado que autoriza as operações de tropas turcas no Iraque e na Síria.

O primeiro-ministro Binali Yildirim disse que a Turquia adotará medidas de segurança, econômicas e políticas em resposta ao referendo.

Os Estados Unidos e outras potências ocidentais também pediram às autoridades da região semi-autônoma iraquiana que cancelem o referendo da próxima segunda-feira. Eles dizem que o movimento pela área curda desvia a atenção do objetivo principal, que é a luta contra o Estado Islâmico.

No Iraque, uma delegação do governo regional do Curdistão chegou a Bagdá para conversar com o governo iraquiano em um esforço para aliviar as tensões, mas um alto funcionário curdo disse que o referendo irá mesmo acontecer.

A Turquia, que tem o segundo maior exército entre os países da Otan, disse na sexta-feira que o referendo iraquiano ameaçaria sua segurança e a forçaria a lançar sanções sobre o vizinho e parceiro comercial, embora não tenha especificado as medidas que poderá tomar.

(Por Daren Butler e Raya Jalabi)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações