A próxima recessão (ou ela já está aqui?)

Investing.com

Publicado 29.06.2022 08:16

Atualizado 29.06.2022 14:15

Por Carlos González

Investing.com – Pelo segundo dia consecutivo, os mercados de ações globais caíram, assim como os rendimentos dos títulos. Isso se deve ao crescente temor nos mercados de que os responsáveis ​​pela política monetária levem suas economias à recessão para combater e tentar conter a inflação.

Assim, para Laurent Denize, Diretor de Investimentos ODDO BHF AM, embora, “por enquanto”, ainda não haja consenso de que a economia sofrerá uma recessão global, “a Europa já está estagnada e beirará a recessão nos próximos trimestres” .

Isso se deve, segundo Denize, ao fato de que “o aumento dos custos de produção e os prováveis ​​reajustes salariais mostram que a redução de margens já está em curso. Por enquanto, as empresas exportadoras, que estão muito presentes nos índices, têm se beneficiado de um efeito cambial favorável que limitou o impacto e provocou poucos comentários negativos dos gestores. Mas são as árvores que não deixam ver a floresta e é possível que o euro se valorize se as taxas monetárias voltarem a ser positivas”.

h2 Sinais preocupantes de inflação/h2

Além dos mais do que possíveis aumentos das taxas de juros pelos principais bancos centrais (BCE, Fed e BoE) em diferentes velocidades nos próximos meses, nos últimos dias também vimos sinais que indicam que a inflação está fora de controle e que há é lutar mais consistentemente contra ela.

Assim, de acordo com um relatório assinado por Michael Stamos, Diretor de P&D Global, Multiassets e Nicolas Hengstebeck, Diretor Global de Especialistas em Produtos, Multiassets da Allianz (ETR:ALVG) Global Investors:

"Estamos enfrentando pressões inflacionárias que não víamos há 40 anos. Previsivelmente, nos últimos meses, ativos reais, como commodities, geraram bons retornos. No entanto, estratégias baseadas na tendência e no momento também têm gerado em diferentes ativos. Por outro lado, ações (e não apenas títulos) geraram perdas."

Assim, ontem vimos como a confiança do consumidor americano em junho caiu para o menor nível dos últimos 16 meses. Esses números provocaram quedas em Wall Street. Especificamente , o S&P 500 caiu 2% e o Nasdaq 3%.

E não houve apenas quedas nos EUA. O índice asiático sem o Japão também caiu 1,4%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Também de forma preocupante, os rendimentos dos títulos de 10 anos da Alemanha e dos EUA caíram 5/6 pontos base.

h2 Vencedores do nervosismo dos mercados/h2

A todos estes fatores devemos acrescentar que os temores de inflação foram alimentados por 3 dias consecutivos de aumentos do preço do petróleo : neste momento, o petróleo Brent está sendo negociado a 112 euros.

Além do petróleo, outro dos ativos beneficiados pelo nervosismo dos mercados é o dólar, que nos últimos dias atingiu a máxima da última semana em relação ao restante das principais moedas. Na verdade, os Futuros do Índice do Dólar estão sendo negociados acima de 104, perto das máximas de 5 anos.

Publicado no Investing.com da Espanha

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações