Ações da China buscam direção com crescimento fraco do crédito

Reuters

Publicado 14.11.2023 07:31

XANGAI (Reuters) - As ações da China tiveram dificuldades encontrar uma direção nesta terça-feira, depois que dados de empréstimos de outubro indicaram uma demanda fraca por crédito, aumentando os sinais de que o processo de recuperação da segunda maior economia do mundo ainda é complicado.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com variação positiva de 0,07%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,31%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,17%.

Os bancos chineses concederam 738,4 bilhões de iuanes (101,3 bilhões de dólares) em novos empréstimos em outubro, abaixo dos 2,31 trilhões de iuanes em setembro, mas superando as expectativas de analistas.

"Os dados de crédito de outubro foram mistos, mas a composição dos dados de crédito e empréstimos mostrou uma demanda fraca por crédito", disse o Goldman Sachs (NYSE:GS) em nota, acrescentando que eles continuam a esperar outro corte de 10 pontos básicos na taxa de juros e um corte de 25 pontos na taxa de compulsório antes do final deste ano.

Dados econômicos recentes mostraram mais sinais de fraqueza, disse Ting Lu, economista-chefe do Nomura para a China. "O crescimento das exportações enfraqueceu novamente em outubro, apesar da base mais baixa. A inflação ao consumidor voltou a cair em território negativo."

"A estabilização do crescimento não é sólida", disse ele, acrescentando que Pequim precisa tomar medidas mais fortes para resgatar o setor imobiliário e limpar a dívida do governo local para garantir uma recuperação mais sustentável.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,34%, a 32.695 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,17%, a 17.396 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,31%, a 3.056 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,07%, a 3.582 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,23%, a 2.433 pontos.