Ações da China caem com notícia de déficit orçamentário de 3% do PIB em 2024

Reuters

Publicado 15.12.2023 07:36

XANGAI (Reuters) - As ações da China devolveram os ganhos iniciais e terminaram esta sexta-feira em baixa, depois que fontes disseram à Reuters que o país terá um déficit orçamentário para 2024 menor do que o esperado, enquanto as ações de Hong Kong subiram com a decisão das autoridades de sustentar o mercado imobiliário.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com queda de 0,31%, enquanto o índice de Xangai caiu 0,56%.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, teve alta de 2,38%, registrando o maior salto diário em um mês.

O mercado asiático em geral atingiu um pico de quatro meses uma vez que quedas acentuadas no dólar e nos rendimentos dos títulos dos Estados Unidos ampliaram os ganhos impulsionados pelo Fed, mas a resistência dos bancos centrais da Europa a cortes nos juros pode ser um golpe para as expectativas de uma mudança global na política monetária.

Os líderes chineses concordaram, em uma reunião anual sobre a economia nesta semana, em executar um déficit orçamentário de 3% do Produto Interno Bruto em 2024, disseram fontes à Reuters, um número menor do que a meta revisada de 3,8% deste ano, sugerindo que Pequim quer manter a disciplina fiscal e não está considerando grandes medidas fiscais no próximo ano.

Pequim e Xangai relaxaram restrições à compra de casas na quinta-feira, incluindo a redução da taxa mínima de depósito para a primeira e segunda casas, sugerindo novos esforços das autoridades chinesas para reanimar o lento mercado imobiliário.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,87%, a 32.970 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 2,38%, a 16.792 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,56%, a 2.942 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,31%, a 3.341 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,76%, a 2.563 pontos.