Partido SPD alemão está à frente dos conservadores em eleição para sucessor de Merkel

Reuters

Publicado 26.09.2021 12:35

Atualizado 26.09.2021 15:40

Por Andi Kranz e Leon Malherbe

AACHEN/POTSDAM (Reuters) - Os sociais-democratas alemães ficaram em primeiro lugar por uma margem estreita nas eleições nacionais neste domingo, mostraram projeções, colocando-os na pole position para liderar um governo pela primeira vez desde 2005 e acabar com 16 anos sob a liderança conservadora de Angela Merkel.

O social-democrata de centro-esquerda (SPD) estava no caminho para 25,5% dos votos, à frente de 24,5% para o bloco conservador CDU/CSU de Merkel, mostraram projeções da emissora ARD, mas ambos os grupos acreditavam que poderiam liderar o próximo governo.

O resultado apertado significa que longas negociações de coalizão seguirão antes que um novo governo tome posse, provavelmente envolvendo os Greens e os liberais democratas livres (FDP).

"Esta vai ser uma longa noite de eleições, isso é certo", disse o candidato a chanceler dos social-democratas, Olaf Scholz, a apoiadores entusiasmados.

"Mas também é certo que muitos vão torcer pelo SPD porque querem que o próximo chanceler da Alemanha se chame Olaf Scholz", acrescentou.

Scholz, 63, se tornaria o quarto chanceler do SPD no pós-guerra, depois de Willy Brandt, Helmut Schmidt e Gerhard Schroeder. Ele é ministro das Finanças e ex-prefeito de Hamburgo, onde Merkel e Schmidt nasceram.

O principal rival de Scholz, o candidato conservador da chanceler Armin Laschet, disse que a eleição foi "uma disputa pescoço a pescoço" e sinalizou que os conservadores ainda não estão prontos para conceder.

"Não temos um resultado final claro, nem números certos ... Faremos de tudo para formar um governo liderado pelos conservadores, porque a Alemanha precisa de uma coalizão voltada para o futuro que modernize nosso país", disse Laschet, 60, a apoiadores moderados.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações