Aperto maior das condições de crédito não deve gerar recessão nos EUA, defende Goldman

Investing.com  |  Autor Senad Karaahmetovic

Publicado 28.03.2023 07:54

Atualizado 28.03.2023 09:21

Por Senad Karaahmetovic 

Os analistas do Goldman Sachs (NYSE:GS) teceram comentários sobre os eventos mais recentes da crise bancária nos EUA. Eles acreditam que ainda é cedo demais para ter uma visão confiável das implicações da atual turbulência no setor para a economia do país.

Os estrategistas do banco sinalizaram que houve um aperto maior nas condições de crédito, em meio a riscos maiores à estabilidade financeira, o que poderia afetar a atividade empresarial.

“A redução da disponibilidade de crédito representa um obstáculo para a economia, o que ajudará o Federal Reserve a manter o crescimento abaixo do potencial, apesar do suporte oferecido pelo aumento da renda real e pelo crescimento global, mas não deve levar a economia a uma recessão, forçando o banco central americano a reduzir os juros agressivamente. Os riscos estão claramente inclinados para efeitos negativos mais amplos”, escreveram em uma nota aos clientes.

O banco de investimento aumentou recentemente as chances de que os EUA entrem em uma recessão para 35%, contra 20% anteriormente. O mercado atualmente atribui uma probabilidade de 60%.

“Nosso cenário-base de crescimento em 2023 é de 1,1% na comparação 4T/4T, bem acima do 0,4% do comitê, portanto, não é de surpreender que nossa previsão de linha de base de 5¼-5½% para o pico da taxa de juros, após um aumento de 25 pb em maio e junho, também esteja acima do previsto pelo comitê de 5-5¼%. Por conta dos riscos de queda, nossa previsão ponderada por probabilidade para o 2T2024 é 4% inferior. No entanto, mesmo essa estimativa está acima da precificação de mercado de 3,5%”, observaram ainda os analistas.

A crise do setor bancário também levou Goldman Sachs a reduzir os números de crescimento da zona do euro. Por outro lado, a projeção de crescimento da China foi elevada para 6% ano a ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações