Avaliação de Bolsonaro melhora e 37% acham governo ótimo ou bom, diz Datafolha

Reuters

Publicado 14.08.2020 08:58

Atualizado 14.08.2020 12:10

Por Eduardo Simões e Pablo Garcia

SÃO PAULO (Reuters) - A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro melhorou em agosto, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira, em que 37% dos entrevistados consideram a administração ótima ou boa.

O resultado representa um crescimento de 5 pontos percentuais na avaliação positiva do governo em relação ao levantamento anterior publicado em junho, e a pesquisa mostrou ainda queda de 10 pontos percentuais na avaliação negativa da gestão Bolsonaro, para 34%. Segundo o jornal, os 37% de avaliação positiva do governo representam o patamar mais elevado desde o início da gestão Bolsonaro em janeiro do ano passado.

Segundo o levantamento, 27% dos entrevistados avaliam o governo como regular, ante 23% do levantamento realizado em junho.

A melhora na avaliação de Bolsonaro acontece em meio ao pagamento pelo governo federal de um auxílio emergencial mensal de 600 reais pagos a informais e vulneráveis por causa da pandemia de Covid-19, que já matou mais de 100 mil pessoas no Brasil e infectou mais de 3 milhões.

Para o analista e fundador da Consultoria Dharma, Creomar de Souza, a pesquisa é "uma ótimas notícia" para o governo e indica um caminho a seguir para o presidente, que já afirmou por várias vezes que pretende buscar a reeleição e 2022.

"Decorridos alguns meses do início da pandemia e as dificuldades criadas pela tentativa de impor um novo estilo político, parece que os dados começam a apontar uma direção a ser seguida. E qual é essa direção? O implemento de uma assinatura social forte e a distribuição de recursos fazendo com que os eleitores de classes mais baixas possam ser apoiadores do presidente", afirmou o analista em entrevista à Reuters TV.