Banco da Inglaterra eleva juros em 50 bps, para 4%; sugere pico no meio do ano

Investing.com  |  Autor Geoffrey Smith

Publicado 02.02.2023 09:16

Atualizado 02.02.2023 09:27

Por Geoffrey Smith

Investing.com - O Banco da Inglaterra elevou sua principal taxa de juros em mais 50 pontos-base na quinta-feira, alertando que sua batalha contra a inflação ainda não acabou, mas levantou a possibilidade de uma fim do aperto de sua política até meados do ano.

A medida, que era esperada pelos mercados financeiros, leva a taxa do Banco a 4%, a mais alta desde o crash financeiro de 2008.

Ao aumentar o custo das hipotecas e do crédito ao consumidor, ameaça acentuar uma já clara desaceleração econômica. O Fundo Monetário Internacional espera que o Reino Unido seja a única economia do G7 a encolher este ano, e os gastos das famílias já mostravam sinais de desaceleração no final do ano passado.

No entanto, o Banco foi forçado a continuar aumentando as taxas de juros porque a inflação também está mais alta do que nos EUA ou no resto da Europa e, em 10,5% em dezembro, não caiu tão rapidamente como tem em outros lugares.

“A inflação do IPC começou a recuar e é provável que caia acentuadamente no resto do ano como resultado de movimentos anteriores nos preços de energia e outros bens”, disse o Banco em um comunicado que acompanha as decisões. "No entanto, o mercado de trabalho continua apertado e as pressões domésticas de preços e salários têm sido mais fortes do que o esperado, sugerindo riscos de maior persistência da inflação subjacente."

Mesmo assim, seus cálculos ainda mostraram que as atuais expectativas do mercado de um pico nas taxas em torno de 4,5% em meados de 2023 eram consistentes com a inflação caindo para sua meta de 2% no médio prazo. Isso sugere que não vê necessidade de aumentar a taxa do Banco em mais de 50 pontos básicos.

Assim como em dezembro, o Comitê de Política Monetária não foi unânime em sua decisão, com dois membros votando pela manutenção da taxa do Banco.

Os mercados do Reino Unido reagiram fortemente à orientação do Banco, que foi o sinal mais claro, mas está se aproximando do fim de seu ciclo de aperto. Às 10:15 , a libra caiu 0,7%, para US$ 1,2294, enquanto o rendimento do Gilt de 10 anos caiu 13 pontos base, para 3,18%, seu menor nível em quase dois meses. O índice de ações FTSE 250, com foco no Reino Unido, subiu 1,9%, para o nível mais alto desde agosto passado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações