BC anuncia lançamento do Pix Automático em outubro de 2024

Reuters

Publicado 07.12.2023 20:28

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central informou nesta quinta-feira que o Pix Automático -- nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que permitirá a realização de débitos automáticos -- será lançado em 28 de outubro de 2024.

Em nota, o BC disse que foram publicadas as regras para o funcionamento do Pix Automático. As instituições que hoje já oferecem o Pix a seus clientes serão obrigadas a ofertar a nova funcionalidade na data prevista. Caso haja atrasos, as instituições pagarão multas diárias.

De acordo com o BC, o usuário do Pix poderá utilizar a nova funcionalidade para pagar contas de concessionárias de serviços públicos (luz, água), escolas, faculdades, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streamings, portais de notícias, clubes por assinatura e empresas do setor financeiro, entre outros.

"Para o usuário pagador, o Pix Automático trará ainda mais comodidade, oferecendo uma alternativa de pagamento recorrente", registrou o BC na nota.

Uma das diferenças do Pix Automático para o atual débito automático em conta é que a nova funcionalidade não precisará de convênios bilaterais entre bancos e serviços públicos, por exemplo, para funcionar. No caso do débito automático, os convênios são necessários.

PIX AGENDADO

Em nota, o BC informou ainda que outra funcionalidade, o Pix Agendado, passará a ser obrigatoriamente oferecido pelas instituições aos clientes a partir de outubro de 2024. Atualmente, a funcionalidade é facultativa.