BC da Argentina enfrenta teste crucial para o peso antes das eleições

Reuters

Publicado 16.08.2019 12:11

BC da Argentina enfrenta teste crucial para o peso antes das eleições

Por Walter Bianchi e Jorge Otaola

BUENOS AIRES (Reuters) - O banco central da Argentina desempenhará um papel crucial na sustentação do peso antes da eleição presidencial de outubro, disseram analistas na sexta-feira, caminhando em uma linha politicamente tensa ao buscar fornecer suporte sem explodir suas reservas.

O peso da Argentina ficou em queda livre durante a maior parte desta semana, após um choque nas eleições primárias no domingo, quando o candidato presidencial de centro-esquerda Alberto Fernández derrotou o presidente de centro-direita Mauricio Macri por uma margem de 15 pontos percentuais. A escala da vitória de Fernández sugeriu que ele tem boas chances de ganhar a próxima votação no primeiro turno. [nL2N259162]

Depois de perder cerca de um quarto de seu valor nos três primeiros dias da semana, o peso se estabilizou desde então. Na manhã desta sexta-feira, a moeda rondava a estabilidade, a 57,15 pesos por dólar, o que deu às autoridades um pouco de folga.

O colapso do peso, que ocorre em meio a crescentes temores de uma recessão global, forçou o banco central a vender dólares e obrigou os bancos privados a reduzirem suas carteira em dólar e a fornecer liquidez ao mercado. Apesar dessas medidas, analistas disseram que o banco central estará em uma posição politicamente sensível com a chegada da eleição de outubro.

"Um elemento estratégico para o governo e a oposição é como as reservas atuais do banco central são usadas", disse a consultoria Fundación Mediterranea.

"A oposição não quer que a atual administração deixe o banco central com poucas reservas, e é conveniente para o governo que as propostas anunciadas pela oposição sejam razoáveis para os mercados."

O banco central tem cerca de 66 bilhões de dólares em reservas, dos quais cerca de 20 bilhões são recursos livres que podem ser usados para pagar dívidas e estabilizar o peso, segundo um funcionário do governo argentino. Desde a votação de domingo, o banco central leiloou um total de 503 milhões de dólares.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações