BCE anuncia mudanças em estrutura operacional e facilita busca de liquidez entre bancos

Estadão Conteúdo

Publicado 13.03.2024 09:45

Atualizado 13.03.2024 13:11

BCE anuncia mudanças em estrutura operacional e facilita busca de liquidez entre bancos

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quarta-feira, 13, mudanças na sua estrutura operacional, dando mais incentivo para que bancos emprestem e busquem liquidez entre si. A estrutura prevê que o BCE continuará a guiar a política monetária por meio da taxa de depósitos (4%) e os mercados monetários de curto prazo devem oscilar dentro desta faixa "com tolerância para alguma volatilidade, desde que não atrapalhe a transmissão desejada dos juros".

Já a taxa de refinanciamento, atualmente em 4,50%, será reduzida a partir de 18 de setembro de 2024, para diminuir a 15 pontos-base (pb) a diferença em relação a taxa de depósitos. Por consequência, a taxa de empréstimos (4,75%) também será reduzida para manter a diferença de 25 pb em comparação a taxa de refinanciamento. Ao mesmo tempo, as taxas mínimas de reservas bancárias foram deixadas inalteradas.

Assim, o BCE espera diminuir a penalidade financeira e incentivar a oferta de lances nas operações semanais, mantendo a opção para busca de liquidez via ferramentas do banco central. Contudo, também "abre espaço para a busca de soluções baseadas no próprio mercado".

"A nova estrutura garantirá que nossa implementação de políticas permaneça eficaz, robusta, flexível e eficiente no futuro, à medida que nosso balanço patrimonial se normaliza", afirmou a presidente da instituição, Christine Lagarde.

Segundo o comunicado, novas operações de refinanciamento de longo prazo e um portfólio estrutural de títulos serão introduzidos futuramente, quando o balanço patrimonial do Eurossistema começar a crescer de modo sustentável novamente. No momento, o BCE espera continuar reduzindo os portfólios adquiridos por meio dos programas de compra de ativos (APP, na sigla em inglês) e de Compras de Emergência de Pandemia (PEPP, na sigla em inglês).

O BCE monitorará os impactos das mudanças estruturais na liquidez do mercado financeiro europeu e "revisará os parâmetros em 2026 ou antes, se necessário".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações