BCE vai aumentar taxas mesmo depois do verão; HSBC prevê três altas até setembro

Investing.com  |  Autor Alessandro Albano

Publicado 23.05.2023 11:29

HSBAInvesting.com - A taxa de depósito do BCE pode chegar a 4% até o final do verão, escreveram os analistas do HSBC (LON: ) em um relatório, com a Eurotower continuando a aumentar as taxas após o verão.

O banco britânico, portanto, espera dois aumentos de 25 pontos-base em julho e setembro, além do aumento de um quarto de ponto na próxima reunião em junho, com a taxa de depósito provavelmente atingindo 400 pontos-base a partir dos atuais 325.

Lembre-se de que as taxas de empréstimo principal e marginal estão em 3,75% e 4,00%, respectivamente, após um aumento geral de 375 pontos-base nos últimos meses, o maior na curta história do banco central europeu.

Além disso, há também uma perspectiva não positiva sobre o corte das taxas, que, segundo os analistas, não ocorrerá "antes do final de 2024". De acordo com o HSBC, há cinco motivos pelos quais o banco liderado por Christine Lagarde continuará a aumentar o custo do dinheiro:

  • 1) A economia continua "notavelmente dinâmica" no setor de serviços, a redução da renda está diminuindo e a confiança do consumidor está "bem longe de seus mínimos";
  • 2) O mercado de trabalho continua "bastante apertado" e o crescimento dos salários está "aumentando de forma constante";
  • 3) A produtividade tem sido "bastante fraca", o que, juntamente com o crescimento dos salários, implica que "o crescimento do custo da mão de obra corporativa está acima do que é consistente com uma meta de inflação de 2%";
  • 4) Os formuladores de políticas acreditam que há "mais terreno a ser percorrido", e alguns querem aumentar as taxas até que vejam sinais de um declínio "sustentado" no núcleo da inflação. De acordo com o HSBC, isso não ocorrerá "antes do verão";
  • 5) A política fiscal ainda oferece "apoio significativo à atividade econômica", com os fundos alocados para energia sendo "realocados para gastos gerais e créditos fiscais".

O banco também faz um alerta sobre as consequências do rápido aumento do custo do dinheiro, destacando como o aperto monetário está "agora começando a ser sentido" e como a transmissão das políticas monetárias opera com "atrasos longos e variáveis".

spread De acordo com o HSBC, a "forte dependência" da zona do euro em relação aos empréstimos bancários implica um risco maior de aperto excessivo, com consequências negativas sobre os custos de financiamento dos bancos e sobre os títulos públicos" .

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nesse sentido, "qualquer episódio de alta volatilidade do mercado que afetasse substancialmente as perspectivas de inflação poderia paralisar o BCE e até mesmo forçá-lo a cortar as taxas".

"O BCE ainda enfrenta um dilema", escrevem finalmente do banco britânico.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações