Biden defenderá trilhões em investimento e prometerá reforma policial em discurso ao Congresso

Reuters

Publicado 28.04.2021 10:14

Por Nandita Bose e Jarrett Renshaw e Trevor Hunnicutt

Washington (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve apresentar um pacote abrangente de 1,8 trilhão de dólares para famílias e educação em seu primeiro discurso ao Congresso nesta quarta-feira, enfatizando a necessidade de investir para competir com a China, disseram autoridades de alto escalão da Casa Branca.

Biden deve usar o discurso nacional para argumentar que o novo pacote – que, quando somado a um plano anterior de infraestrutura e empregos, totaliza cerca de 4 trilhões, rivalizando com o Orçamento federal anual – é vital para o futuro do país.

O presidente norte-americano também apelará diretamente aos parlamentares para que aprovem uma legislação para conter a violência policial, disseram funcionários graduados. Biden ressaltará as várias mortes de cidadãos negros causadas pela polícia e os anos de racismo arraigado, mas também homenageará o serviço da vasta maioria dos policiais.

O plano a ser detalhado nesta quarta-feira inclui 1 trilhão em gastos novos com educação e cuidado infantil ao longo de dez anos e 800 bilhões em créditos fiscais para famílias de renda média e baixa, de acordo com autoridades da Casa Branca.

"Estes são praticamente os investimentos de maior valor econômico que podemos fazer para nossa competitividade econômica futura", disse um funcionário graduado. Outro descreveu o plano como um "investimento único em uma geração".

Parlamentares republicanos já rejeitaram o plano de infraestrutura de mais de 2 trilhões de dólares por o considerarem grande demais. O presidente democrata está apostando que seus planos de gastos, que são muito populares entre os eleitores, conseguirão convencer congressistas republicanos a cooperarem com a Casa Branca.

Para pagar os planos, Biden propõe uma reforma do sistema tributário norte-americano. O "Plano das Famílias Americanas" desta quarta-feira será financiado pela elevação do índice de imposto máximo marginal a 39,6% e pela quase duplicação do imposto sobre renda de investimento – conhecido como ganhos de capital – para cidadãos que ganham mais de 1 milhão de dólares. Já o plano de infraestrutura será financiado pelo imposto corporativo.

Biden ainda tratará de política externa, da maneira como seu governo enfrenta a pandemia de coronavírus e do andamento das vacinações.

(Reportagem adicional de Patricia Zengerle)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações