BlackRock indica setores mais promissores em meio a incertezas no mercado

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 24.04.2024 21:18

Atualizado 25.04.2024 07:30

Investing.com - Em relatório recente, analistas da BlackRock (NYSE:BLK) afirmaram que as expectativa para 2024 no mercado ainda são de redução da inflação e maior apetite por risco, diante de sólidos resultados corporativos.

No entanto, defendem que um possível retorno da inflação pode minar essa confiança. A gestora mantém uma preferência por ações americanas, antecipando uma tendência favorável.

Além disso, em sua visão, a fase atual sugere uma inflação persistentemente alta, reforçando a importância dos resultados corporativos do primeiro trimestre para sustentar a confiança do mercado, especialmente diante de rendimentos de títulos pressionando as avaliações de mercado.

Perspectiva macro/h2

A BlackRock previa uma inflação instável, esperando que a redução nos preços dos bens e o aumento salarial mantivessem a inflação de serviços em alta. O aumento na inflação básica de serviços em março indica uma tendência inflacionária duradoura.

Da mesma forma, conflitos no Oriente Médio podem manter os preços do petróleo elevados, contribuindo para a inflação e prolongando o período de juros altos.

A persistência inflacionária levou os mercados a reduzir as expectativas de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve para menos de dois neste ano.

A postura do Federal Reserve mudou de otimista para uma abordagem que sugere a necessidade de manter políticas mais restritivas para combater a inflação. A relação preço/lucro do S&P 500, um indicador-chave de valuation, reflete o impacto das taxas de juros mais altas sobre as ações. É crucial que as empresas atendam ou superem as expectativas de lucro para manter a confiança do mercado.

Os especialistas questionam se a recente queda nas ações é um revés temporário ou indica um ajuste mais amplo aos preços, considerando uma inflação e juros mais altos que no período pré-pandemia.

A BlackRock mantém uma posição favorável às ações americanas a curto e médio prazo, mas está atenta para ajustar essa posição diante de incertezas.

A empresa expandiu seu foco no mercado de ações para incluir segmentos com melhores perspectivas de crescimento dos lucros e prioriza ações de small caps, mais afetadas pelas altas taxas de juros.

Os lucros corporativos estão sob análise esta semana, com relatórios financeiros de gigantes tecnológicos. Com o mercado acionário sob pressão e a esperança de cortes nas taxas diminuindo, o padrão para o desempenho das empresas de tecnologia e a recuperação de lucros em outros setores é elevado.

A intensificação da inflação e o não cumprimento das metas de resultados podem levar a uma revisão das perspectivas da BlackRock.

Aposta estratégica na inteligência artificial/h2

A gestora reforça sua preferência por empresas que se beneficiam da inteligência artificial (IA), considerando-a uma megatendência que impulsiona retornos significativos. Em 2023, priorizou investimentos em pioneiros e facilitadores da IA, como fabricantes de semicondutores e hardware, uma estratégia que se mostrou lucrativa à medida que algumas avaliações superaram médias históricas.

A adoção crescente da IA leva a BlackRock a focar em potenciais vencedores situados em camadas tecnológicas superiores, necessárias para o desenvolvimento de aplicações de IA. A empresa observa oportunidades além do setor tecnológico, em áreas como saúde, finanças e comunicações, onde a IA pode significativamente elevar a produtividade.

Outros setores promissores/h2

Fora do espectro tecnológico, setores como saúde, finanças e comunicações são destacados pela BlackRock por suas frequentes menções a termos relacionados à IA durante apresentações corporativas e relatórios de resultados, sinalizando um potencial de crescimento impulsionado pela IA.

Nos Estados Unidos, as divulgações de balanços desta semana são cruciais para determinar se as empresas podem manter o ritmo de superação das expectativas e estimular o apetite por risco, mesmo com taxas de juros elevadas.

A BlackRock mantém uma posição favorável em ações dos EUA, atenta ao desenvolvimento e impacto da IA no mercado financeiro.

Quer ter sucesso nas suas estratégias com ações em qualquer cenário macroeconômico?

Então acesse o mesmo nível de informações e dados financeiros dos profissionais com os insights e recursos de inteligência artificial disponíveis no InvestingPro.

Use o cupom INVESTIR e tenha um desconto adicional nas assinaturas em promoção de 1 e 2 anos do Pro e Pro+!

Veja como aplicar o cupom no vídeo abaixo:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações