Bolsonaro anuncia libertação de brasileiro preso na Rússia há dois anos

Reuters

Publicado 02.05.2021 13:16

BRASÍLIA (Reuters) - O brasileiro Robson Oliveira, ex-motorista do jogador de futebol Fernando, recebeu indulto do governo da Rússia e foi libertado neste domingo, depois de dois preso por entrar no país com um medicamento de uso controlado que continha uma substância proibida na Rússia.

O anúncio da libertação de Robson foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro, depois de uma conversa com o embaixador do Brasil em Moscou, Tovar Nunes, e com o próprio Robson, que já está na embaixada brasileira na capital russa.

"Depois de uma longa negociação foi anunciada hoje (domingo) a liberdade do Robson, que trabalhava com o jogador Fernando, do Spartak de Moscou", disse Bolsonaro em um vídeo postado em suas redes sociais. "Foram dois anos que Robson passou detido na Rússia e hoje agradecemos ao presidente (Vladimir) Putin, ao embaixador russo no Brasil e ao embaixador brasileiro na Rússia. É um dia de alegria e, se Deus quiser, na próxima 5ª, feira receberemos o Robson aqui no Brasil."

Robson foi preso em março de 2019, ao entrar na Rússia com um medicamento controlado que continha cloridrato de metadona. A substância, que pode ser usada para tratar o vício em drogas pesadas, é proibido na Rússia, mas tem sua venda permitida no Brasil em determinados medicamentos controlados.

O remédio havia sido encomendado pela família do jogador Fernando, hoje no time chinês Beijing Guoan, mas que na época jogava no Spartak de Moscou, para quem Robson trabalhava como motorista.

Robson foi condenado a três anos de prisão. Em outubro de 2020, o caso foi levado a Bolsonaro pelo jogador do Palmeiras Felipe Melo, e o governo brasileiro começou gestões para tentar libertar o motorista. O presidente chegou a enviar uma carta a Putin pedindo pela libertação.

O brasileiro foi incluído na lista de indultos do governo russo, normalmente feitos nesta semana de Páscoa da igreja ortodoxa.

Já instalado na embaixada brasileira em Moscou, Robson, acompanhado do embaixador brasileiro em Moscou, conversou por telefone com Bolsonaro e com o chanceler Carlos Alberto França, que levou a notícia na manhã deste domingo a Bolsonaro.

"Minha vontade de voltar é muito grande, de ver minha família", disse o motorista.

O brasileiro deve embarcar de volta ao Brasil na próxima quarta-feira.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações