Bolsonaro diz que "ninguém tá fora" como fornecedora de 5G no país

Reuters

Publicado 30.01.2021 14:22

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado que não há ainda decisão sobre as empresas que fornecerão a tecnologia 5G no país e que, a princípio, nenhuma está descartada.

"Ninguém tá fora, vamos conversar com todo mundo. Precipita-se quem acha que eu tô negociando 5G com quem quer que seja em troca disso ou aquilo, não existe negociação", afirmou Bolsonaro a jornalistas, ao deixar loja que visitou em Brasília.

"Entre os países existe interesses, respeitamos os interesses deles, temos os nossos. E o Brasil mudou nessa questão, esse relacionamento, nessa política externa. E estamos fazendo, no meu entender, a coisa certa, em especial tendo a frente o Ernesto Araújo, nosso ministro de Relações Exteriores."

Segundo Bolsonaro, a partir de viagem que será feita pelo ministro das Comunicações nesta próxima semana a países que têm empresas fornecedoras, o governo verá "quem pode apresentar a melhor proposta para nós e possa nos atender".

Na terça, Faria embarca para uma viagem que inclui Finlândia, sede da Nokia (HE:NOKIA), Suécia, onde fica a Ericsson (ST:ERICa), Coreia do Sul, da Samsung (KS:005930), e China, das empresas Huawei e ZTE (SZ:000063).

O governo publicou na sexta-feira uma portaria exigindo a implantação de uma rede privativa de comunicação para a administração federal com requisitos de segurança mais robustos a serem cumpridos pelas empresas de telecomunicação vencedoras do leilão de 5G que quiserem estar aptas a atender a União,

O texto foi a solução encontrada pelo governo para apaziguar as restrições do presidente Jair Bolsonaro à atuação da fornecedora de equipamentos chinesa Huawei e, ao mesmo tempo, não impedir a empresa de atuar no Brasil, o que traria prejuízo às operadoras de telecomunicação.

Bolsonaro, aliado de primeira hora do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump tinha a intenção de banir a Huawei de atuar no mercado brasileiro. Os planos do presidente, no entanto, esbarram no fato de a chinesa já fornecer a maior parte dos equipamentos das redes 4G e 3G do Brasil e ter os menores preços.

(Por Isabel Versiani; Edição de Alexandre Caverni)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações