Cacau cai 2% em Londres, preços do açúcar e do café também recuam

Reuters

Publicado 20.09.2023 17:42

NOVA YORK (Reuters) - Os contratos futuros do cacau em Londres fecharam com queda de 2% nesta quarta-feira, ampliando o recuo do mercado em relação à máxima recente de 46 anos, embora os preços tenham permanecido sustentados por problemas de abastecimento na África Ocidental.

CACAU

* O contrato março do Cacau em Londres caiu 60 libras, ou 2%, a 2.929 libras por tonelada.

* Operadores disseram que o mercado perdeu algum terreno esta semana, depois de um avanço prolongado ter levado os preços a subirem para o nível mais alto em 46 anos, mas o clima permaneceu altista devido predominantemente a problemas de oferta na África Ocidental.

* "Relata-se que fortes chuvas na África Ocidental desencadearam uma doença viral (CSSVD, na sigla em inglês) e a propagação de doenças da vagem preta", disse a Organização Internacional do Cacau nesta quarta-feira.

"Estas incidências fatídicas, incluindo os elevados custos dos fatores de produção, não pouparam os dois principais produtores (Costa do Marfim e Gana) e afetaram o seu volume de produção."

* O dezembro do cacau em Nova York também recuou 2%, para 3.570 dólares a tonelada.

AÇÚCAR

* O outubro do açúcar bruto caiu 0,65 centavo, ou 2,4%, a 26,79 centavos de dólar por libra-peso, após máxima de 12 anos da sessão anterior de 27,62 centavos.

* Os operadores disseram que a recente recuperação foi motivada em parte por preocupações de que um clima mais seco do que o normal ligado ao El Niño provavelmente reduzirá a produção na Índia e na Tailândia.

* Eles observaram, no entanto, que as notícias de alta parecem agora estar incorporadas no preço, de modo que a margem para ganhos adicionais pode ser limitada. Eles citaram movimentos de especuladores liquidando parte de sua grande posição comprada.

* O contrato dezembro do açúcar branco caiu 13,50 dólares, ou 1,8%, para 726,50 dólares por tonelada.

CAFÉ

* O dezembro do café arábica caiu 2,75 centavos, ou 1,7%, para 1,582 dólar por libra-peso.

* O novembro do café robusta caiu 32 dólares, ou 1,3%, para 2.508 dólares a tonelada.