Calendário Econômico: Fique por dentro dos assuntos relevantes da semana

Investing.com

Publicado 14.11.2021 08:58

Atualizado 14.11.2021 14:05

Por Noreen Burke e Ana Julia Mezzadri

Investing.com -- As preocupações com a inflação elevada devem continuar em destaque na próxima semana, com os investidores atentos aos próximos dados de vendas de varejo dos EUA junto com os resultados dos principais varejistas, inclusive o Walmart (NYSE:WMT) (SA:WALM34).

Espera-se que o mais recente conjunto de dados econômicos da China na segunda-feira confirme uma desaceleração na sua recuperação econômica, enquanto a Europa vivencia um novo aumento nas infeções por Covid-19. Enquanto isso, os números do emprego no Reino Unido serão observados com atenção após o Banco da Inglaterra ter dito que queria mais provas de melhoria no mercado de trabalho quando surpreendeu os mercados e não elevou as taxas de juros no início desse mês, como amplamente esperado.

Aqui está o que você precisa saber para começar a sua semana.

h2 1. Vendas no varejo dos EUA/h2

O destaque do calendário econômico da semana serão os dados relativos às vendas no varejo de outubro, que serão divulgados na terça-feira, sendo que os economistas antecipam um aumento de 1,1%, após um aumento de 0,7% em setembro.

A inflação dos EUA aumentou para o mais alto nível em mais de trinta anos em meio a uma crise global da cadeia de fornecimento, sendo que os dados da sexta-feira mostraram que o sentimento do consumidor caiu neste mês para o seu patamar mais baixo em uma década, à medida que os preços mais elevados deterioraram os padrões de vida.

Os investidores apostam que o Federal Reserve terá que aumentar as taxas de juros antes do que o hoje indicado, a fim de conter a espiral de alta da inflação.

O calendário econômico também inclui dados sobre a produção industrial na terça-feira, relatórios sobre construção de novas casas e licenças de construção na quarta-feira e os números semanais sobre pedidos iniciais de auxílio-desemprego na quinta-feira.

No Brasil, serão divulgados nesta semana o Boletim Focus, o IBC-Br, o fluxo cambial e a receita tributária federal.

h2 2. Balanços/h2

A temporada de ganhos do terceiro trimestre está prestes a acabar, mas os investidores dos EUA receberão uma atualização adicional sobre a força dos gastos dos consumidores esta semana, com a divulgação dos resultados dos principais varejistas incluindo Home Depot Inc (NYSE:HD) (SA:HOME34), Walmart, Target (NYSE:TGT) (SA:TGTB34), e Macy’s (NYSE:M) (SA:MACY34).

Os anúncios de resultados estarão sujeitos a uma análise extra às vésperas do início da temporada de compras de fim de ano, com os investidores atentos às projeções dos varejistas a fim de definir se a inflação vai abocanhar os lucros ou será repassada aos consumidores.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A temporada de resultados do terceiro trimestre tem sido positiva no geral. A Reuters publicou que, na sexta-feira, 459 das empresas do S&P 500 haviam divulgado seus resultados, com 80% deles superando as previsões dos analistas.

No Brasil, a temporada de balanços perde força, mas alguns resultados importantes serão divulgados. O mercado olhará com atenção para os números de Banco Inter (SA:BIDI11), Vibra Energia (SA:VBBR3), Marfrig (SA:MRFG3), Unidas (SA:LCAM3), Eletrobras (SA:ELET3), Méliuz (SA:CASH3) e Ânima (SA:ANIM3), entre outras empresas.

h2 3. Desaceleração da China/h2

A recuperação na segunda economia do mundo está enfraquecendo e os dados de segunda-feira, que incluem relatórios sobre vendas do varejo, investimento em ativos imobilizados e produção industrial, devem confirmar isso. A perda de impulso na China, um motor crítico para o crescimento global, está lançando uma sombra sobre o ritmo desigual com que a economia mundial se recupera da pandemia.

A recuperação na China foi afetada por uma abordagem agressiva no sentido de conter surtos de Covid-19, além de uma crise de dívida maciça no setor imobiliário do país e uma crise energética que impactou a atividade industrial.

Os analistas consideram que o banco central do país deverá adotar uma abordagem cautelosa no sentido de afrouxar a política monetária a fim de fortalecer a economia, enquanto o crescimento se desacelera, junto com preocupações crescentes com a inflação dos os combustíveis em uma estagflação.

Enquanto isso, o Presidente dos EUA, Joe Biden, vai realizar uma reunião virtual com o líder chinês Xi Jinping na segunda-feira, em meio a crescentes tensões entre as duas maiores economias do mundo. No entanto, os oficiais norte-americanos têm minimizado as esperanças de avanços no comércio.

h2 4. Dados de emprego do Reino Unido/h2

O BoE indicou que quer mais informações sobre a força do mercado de trabalho do Reino Unido antes de aumentar as taxas de juros pela primeira vez desde o início da pandemia, de modo que o mais recente relatório sobre postos de trabalho de terça-feira estará em evidência.

Os dados relativos ao emprego em outubro mostrarão se houve um aumento no desemprego após o vencimento do regime de subsídios salariais durante a pandemia, no final de setembro.

Os dados do emprego serão seguidos pelos números da inflação na quarta-feira e os de vendas do varejo na sexta-feira. Com a expetativa de que a inflação continue a acelerar por enquanto, o BoE pode ir adiante com uma elevação das taxas de juros na sua reunião de dezembro, salvo alguma fraqueza inesperada nos dados do mercado de trabalho.

h2 5. A volta da pandemia atinge a Europa/h2

A Europa está assistindo um ressurgimento da pandemia de Covid-19, contribuindo para a já frágil recuperação econômica da região.

A Europa é responsável por mais de metade das infeções globais na média de 7 dias e por cerca de metade das mortes mais recentes, de acordo com dados compilados pela Reuters. Estes são os níveis mais elevados desde abril do ano passado, quando o vírus estava no seu pico inicial na Itália.

Vários países, incluindo os Países Baixos, a Alemanha, a Áustria e a República Checa, estão implementando restrições ou planejando novas medidas para frear a propagação.

A Holanda entrou em um lockdown parcial de três semanas no sábado, o primeiro na Europa Ocidental desde o verão do hemisfério norte. A Alemanha reintroduziu testes gratuitos de Covid-19 no sábado e a Áustria deve decidir no domingo se impõe ou não um lockdown para as pessoas que não estão vacinadas.

-- a Reuters contribuiu para este artigo

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações