Carga de energia do SIN deve terminar março com alta de 5,7% ante março de 2023

Estadão Conteúdo

Publicado 17.03.2024 12:46

Atualizado 17.03.2024 16:11

Carga de energia do SIN deve terminar março com alta de 5,7% ante março de 2023

Em meio à nova onda de calor desta semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aumentou a previsão de carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) em março para 83.965 megawatts médios (MWmed), alta de 1,5% em relação à estimativa anterior e de 5,7% ante o mesmo mês de 2023.

A projeção do ONS é de aumento em todos os quatro subsistemas do SIN. No Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de consumo de energia do País, a carga deve terminar o mês em 48.163 MWmed, elevação de 1,3% frente à projeção divulgada na última semana, e de 5,8% em base de comparação anual.

No Sul, a carga deve terminar março em 14.813 MWmed, montante 1,6% maior do que o projetado anteriormente e crescimento de 1,5% frente ao mesmo mês do ano passado.

Para a região Nordeste, a previsão é que a carga alcance 13.506 MWmed, alta de 2,6% em comparação com a estimativa da semana passada e de 8,8% em relação a março de 2023.

Já no Norte, onde consumidores industriais têm elevado a demanda desde meados do ano passado, a previsão é que a carga termine o mês em 7.483 MWmed, alta de 0,6% frente à estimativa anterior, mas 8,5% maior do que o registrado um ano antes.

Energia Natural Afluente

O ONS revisou para baixo a previsão de Energia Natural Afluente (ENA) para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste em março. A estimativa atual é a afluência chegue em 59% da média histórica, redução de 2 pontos porcentuais (p.p.) em comparação com a estimativa do Programa Mensal da Operação (PMO) da semana passada.

O Sudeste/Centro-Oeste responde por aproximadamente 70% da capacidade de armazenamento de água para se produzir energia elétrica para o sistema Interligado Nacional (SIN). Caso a previsão se confirme, a tendência é que os reservatórios da região terminem março em 65,1% da capacidade.

No Sul, a quantidade de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas para se transformar em energia deve ficar em 139% da média, 5 p.p. acima do estimado anteriormente. Deste modo, os níveis dos reservatórios ficarão em 70% da capacidade.

Na região Nordeste, a ENA deve terminar o mês em 61% da média de longo termo, ou 23 p.p. menor do que o projetado anteriormente pelo ONS. Para os reservatórios das hidrelétricas da região, a tendência é que fique em 69,7%.

Já no Norte a ENA foi estimada em 82% da média, estável em relação à projeção da semana passada, fazendo com que os níveis de armazenamento alcancem 93,3% da capacidade no final de março.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações