Cenário da bolha da Internet e da crise de 2008 se repete; entenda

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 03.08.2023 14:20

Investing.com –Como muitos outros economistas, Danielle DiMartino Booth, CEO (BVMF:PDGR3) e estrategista-chefe da QI Research e ex-conselheira do Fed de Dallas, estimou no início desta semana que os investidores estão tão fascinados com o aumento do ações que eles ignoram as muitas bandeiras vermelhas na frente econômica.

Falando ao BNN Bloomberg, ela disse "não estamos realmente prestando atenção porque o mercado de ações ainda está muito alto", apontando que "é fácil ignorar o que está acontecendo no terreno na economia americana".

"Vimos níveis de complacência semelhantes em 2000 e em 2007", acrescentou, referindo-se aos períodos do início do rebentamento da bolha pontocom, e da Grande Crise Financeira, e considerando que a situação se enquadra actualmente no " calma antes da tempestade".

Lembre-se de que o S&P 500 e o Nasdaq Composite ganharam 19% e 36%, respectivamente, este ano, apoiados pelo apetite dos investidores por ações relacionadas à IA e pelo recuo dos temores de recessão.

Ainda assim, DiMartino Booth identifica "fraqueza aguda" em vários setores econômicos, incluindo empresas que declaram falência no ritmo mais rápido desde 2009, e incorporadoras de imóveis comerciais que lutam para acessar capital à medida que os credores se retiram.

O economista também previu que outros bancos sofrerão colapsos do tipo SVB (OTC:SIVBQ) nos próximos meses, dizendo que muitos credores menores estão "perdidos" a esse respeito. em valor devido à tendência de trabalho remoto e taxas crescentes.

Finalmente, ela também apontou para a discrepância entre o Federal Reserve lidando com a inflação aumentando as taxas de juros e o governo Biden continuando a gastar generosamente, acreditando que "o Tio Sam está gastando o dinheiro o mais rápido que pode pedir emprestado".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações