“Cenário do Armagedom”: juros de 6,5% nos EUA seriam mais benignos do que se imagina, diz JPM

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 09.12.2022 11:06

Atualizado 09.12.2022 15:35

Investing.com – O mercado espera que o Federal Reserve reduza o ritmo da alta de juros para 50 pontos-base (pb) após sua próxima reunião de política monetária, mas o consenso também prevê que o banco central americano continuará elevando a taxa básica para cerca de 5%.

Em seguida, os investidores esperam que haja uma pausa mais ou menos longa. No entanto, a política do Fed seguirá dependente da inflação, que continua perto das máximas de várias décadas, apesar da desaceleração recente.

De fato, a inflação está sujeita a outras influências além das taxas básicas, com destaque para o aumento dos preços de energia e problemas na cadeia de suprimentos, e não há garantia de que a rápida elevação de juros do Fed até agora no ano terá o impacto esperado.

Com isso, é possível que o Fed chegue à conclusão de que uma taxa básica de 5% seja insuficiente para fazer a inflação convergir à meta.

Esse é o quadro que os estrategistas do JPMorgan (NYSE:JPM), liderados por Nikolaos Panigirtzoglou, imaginaram em uma nota recente, acreditando que o Fed poderia subir os Fed Funds para 6,5% no segundo semestre de 2023, cenário para o qual o banco atribui uma probabilidade de 28%, enquanto o mercado atualmente considera apenas uma probabilidade de 10%, de acordo com o Monitor de Juros do Fed.

O JP Morgan observou, em suas discussões com clientes, que esse cenário é amplamente percebido como o “cenário do Armagedom”.

"Afinal, a última vez em que a taxa básica nos EUA esteve em 6,5% foi em 2000, o que provocou profundas perdas nos mercados de risco à época", complementaram.

h2 O impacto do “cenário do Armagedom” nos mercados seria mais fraco do que imaginamos/h2

No entanto, o banco considera que o impacto de tal cenário no mercado seria menos significativo do que se imagina.

"Em nossa opinião, embora não haja dúvida de que [as taxas do Fed de 6,5%] seriam negativas para a maioria das classes de ativos, incluindo ações, títulos e crédito, o eventual declínio provavelmente será mais limitado do que um Armagedom pode sugerir", escreveram os analistas.

Especificamente, eles estimam que o S&P 500 possa cair 10%, e a taxa do título de 10 anos do Tesouro Americano poderia subir 50 pontos-base.

Embora isso não seja motivo de alegria, é muito menos preocupante do que o receio demonstrado pela maioria dos clientes do banco, que em média temem uma queda do índice abaixo de 3.000 pontos e um aumento das taxas de 10 anos acima de 5%.

"Outro aumento de 150 pontos-base nos juros do Fed para 6,5% pode acabar sendo mais benigno para as ações como um todo, mesmo que as expectativas de um pouso forçado na economia gerem mais fraqueza em setores cíclicos", escreveu o banco.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

“A demanda por títulos e ações já se enfraqueceu muito em 2022”, explicou Panigirtzoglou, o que “torna muito menos provável que uma queda tão grande na demanda ocorra em 2023”.

É preciso notar que o cenário de uma taxa a 6,5% é um dos quatro que os economistas do JP Morgan estabeleceram para o próximo ano.  Os outros cenários preveem que o Fed corte as taxas a partir de meados de 2023, com pico próximo de 5%, diante de uma leve recessão ou que o banco central controle a inflação sem causar sérios danos econômicos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações