Cenário econômico: Este é o "gráfico macro mais louco em muitos anos"; entenda

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 26.07.2023 11:18

Atualizado 26.07.2023 11:31

Investing.com - O aumento das taxas de juros, um tópico que está mais do que nunca no centro das atenções nesta quarta-feira, já que se espera que o Fed anuncie um novo aumento nesta noite, está penalizando as famílias ao aumentar os custos dos empréstimos e levando o serviço da dívida dos EUA a níveis recordes.

De fato, o pagamento anual da dívida federal dos EUA está prestes a atingir US$ 1.000 bilhões. A título de comparação, isso é mais do que o orçamento de defesa.

Entretanto, há evidências de que o aumento das taxas está tendo um impacto muito menor sobre as empresas, o que poderia ter um efeito profundamente negativo sobre a economia como um todo, já que o Fed é forçado a manter as taxas muito mais altas por muito mais tempo para manter a inflação sob controle.

Foi esse fenômeno que Albert Edwards, do banco francês Société Générale (EPA:SOGN), abordou em sua nota da Global Strategy Weekly esta semana, apresentando um gráfico que ele descreveu como "o gráfico macro mais louco que já vi em muitos anos", que mostra que os encargos da dívida corporativa como % dos lucros caíram enquanto as taxas do Fed subiram.