Ceron: processo de valuation de ativos de Estados será coordenado com parceiros externos

Estadão Conteúdo

Publicado 26.03.2024 14:08

Atualizado 26.03.2024 22:16

Ceron: processo de valuation de ativos de Estados será coordenado com parceiros externos

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta terça-feira, 26, que a pasta coordenará com parceiros externos o processo de valuation dos ativos que podem ser utilizados pelos Estados para amortizar o saldo devedor junto à União. A medida foi anunciada hoje pela equipe econômica para ajudar nas finanças dos entes federativos.

De acordo com a proposta, independentemente de aderirem ou não ao programa Juros Pela Educação, os Estados poderão reduzir de forma adicional a taxa de juros em 0,5%, desde que realizem amortização extraordinária de 10% do saldo devedor; ou 1%, desde que realizem amortização extraordinária de 20% do saldo devedor. Essas amortizações poderão ser realizadas em ativos, incluindo participações em empresas públicas e sociedades de economia mista.

O Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou que a equipe econômica mira em ativos que tenham valor de mercado e liquidez, e que a amortização pode ser feita por repasse de participação acionária ou fluxo de recebíveis.

Além de Minas Gerais, que já discutia a possibilidade de federalização de estatais, nenhum outro ente sinalizou a possibilidade de usar ativos para amortizar o saldo devedor até o momento.

Para se chegar ao preço justo, será feito um valuation com controle externo, possível participação de órgãos de controle e agentes de mercado, similar ao processo de fechamento de capital de uma empresa. A avaliação na equipe econômica é que esse é um processo que o mercado sabe fazer.

No caso de Minas Gerais, a Companhia de Saneamento do Estado (Copasa (BVMF:CSMG3)) precisaria passar por um escrutínio dos passivos. A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) passou por um valuation estimado em R$ 25 bilhões, valor que precisaria ser revisado e poderia amortizar cerca de 15% do saldo devedor do Estado.

Ceron disse mais cedo que a equipe ouvirá os Estados para avaliar quais tipos de ativos serão usados, sem entrar em detalhes da regra. Mais cedo, ao Broadcast Político, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que não deve usar o dispositivo previsto.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações