CHARGE: a Segunda Onda de Covid-19 da Europa

Investing.com

Publicado 13.10.2020 11:43

Atualizado 13.10.2020 16:27

Por Geoffrey Smith

Investing.com - A epidemia de Covid-19 na Europa está ameaçando sair de controle novamente.

Os governos de todo o continente estão aumentando as restrições às reuniões e às atividades econômicas não essenciais, na esperança de evitar a necessidade de bloquear totalmente suas economias, como fizeram na primavera.

Com a economia da zona do euro a caminho de encolher em mais de 8% este ano, e a do Reino Unido prestes a encolher em 10% ou mais, os governos estão caminhando sobre uma linha tênue entre tentar manter suas economias o mais abertas possível, sem permitir que o coronavírus atravesse suas populações e inunde seus sistemas de saúde pública.

No Reino Unido, as novas infecções atingiram em média cerca de 14.000 por dia na última semana, mais que o dobro do pico durante a primeira onda. Embora isso se deva em parte a testes muito mais difundidos do que anteriormente, as admissões hospitalares e as mortes (para as quais não há falsos positivos) também estão aumentando.

O governo de Boris Johnson lançou um novo esquema de três níveis para apertar as restrições sobre reuniões e atividades econômicas, com o objetivo de trazer clareza e rigor a uma resposta política geral que muitas vezes parece aleatória e caótica.

No entanto, o anúncio foi prejudicado pelo próprio conselheiro de saúde do governo, que disse que mesmo o nível mais restritivo de medidas provavelmente não será suficiente para impedir que a doença se espalhe mais amplamente à medida que o inverno avança.

Enquanto isso, na França, o número de pacientes com Covid-19 em unidades de terapia intensiva de hospitais voltou ao máximo em três meses. O primeiro-ministro Jean Castex disse que a batalha contra o vírus deve durar "mais alguns meses". Castex é prejudicado por uma cláusula há muito esquecida na constituição francesa que não permite que o governo limite as reuniões de uma família em casa.

As curvas de infecção também aumentaram drasticamente na Europa Central, da Eslovênia à República Tcheca e à Polônia. Apenas na Alemanha o vírus ainda parece realmente sob controle - e mesmo lá as autoridades estão soando alarmes. As restrições a bares e restaurantes em Berlim e Frankfurt foram reforçadas na semana passada, com o aumento das taxas de infecção.

A desaceleração correspondente na atividade econômica (o índice de sentimento ZEW da Alemanha caiu para seu nível mais baixo desde maio na terça-feira) também alarma os banqueiros centrais: a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que a recuperação parecia "instável" na semana passada, alimentando as expectativas de que aumentará o tamanho do pacote emergencial do coronavírus em sua reunião de conselho de dezembro. O Banco da Inglaterra, enquanto isso, sondou os bancos do Reino Unido sobre sua preparação caso corte as taxas de juros oficiais abaixo de zero pela primeira vez.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações