CHARGE: O jogo entre Biden e Opep+ em torno do preço do petróleo

Investing.com

Publicado 09.11.2021 16:10

Atualizado 09.11.2021 17:20

Por Geoffrey Smith 

Investing.com -- Quando a oferta apertada encontra a demanda desenfreada, há pouco que mesmo os decisores políticos coerentes possam fazer a respeito.

Infelizmente, para a economia global, o mercado de petróleo não tem nem sequer a modesta consolação de uma política coerente neste momento.

De um lado, há a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus parceiros, em especial a Rússia. Este grupo, que controla cerca de 40% do abastecimento global de petróleo e possui a única capacidade ociosa significativa que pode ser ligada e desligada com facilidade, prometeu aumentar sua produção em 400.000 barris por dia, todos os meses, até ter revertido todas os cortes de produção feitos no início da pandemia para manter o mercado equilibrado.

Infelizmente, o grupo não está cumprindo a promessa. A indisciplina do passado, a corrupção e a má governança deixaram muitos dos seus membros incapazes de produzir. De acordo com a Petroleum Argus, o bloco só conseguiu elevar a produção em 230.000 barris por dia em outubro. A incapacidade de acompanhar os aumentos programados nos meses anteriores significa que o grupo está bombeando atualmente 690.000 b/d a menos do que tinha feito o mundo esperar até agora. 

Como resultado, o acordo de partilha de produção entre os grandes exportadores mundiais está cada vez menos adequado para seu propósito. Além disso, com preços a um nível que recompensará a extrapolação de cotas, é provável que o disfarce da cooperação sofra uma pressão crescente a partir de agora.

Do outro lado da mesa estão os principais consumidores do mundo, que estão assustados demais para retirar os estímulos sem precedentes que se apressaram a fornecer nos primeiros dias da pandemia. Enquanto a economia dos EUA supera um verão de fraco dinamismo devido à variante delta da Covid-19, o mundo está assistindo a um poderoso crescimento, especialmente para produtos que precisam de energia para serem fabricados e entregues.

A China, que é responsável por 30% da indústria mundial, disse que suas exportações cresceram em um quarto em termos homólogos em setembro, enquanto empresas norte-americanas e europeias se apressaram para estocar suas prateleiras com bens de consumo para a temporada de férias. As viagens aéreas continuam a se recuperar (os EUA reabriram suas portas aos viajantes transatlânticos a partir desta semana). Com esses fatores em mente, a BP estima que a demanda global já está de volta acima dos 100 milhões de barris por dia.

O que torna a confusão política nos EUA ainda mais desconcertante. O presidente Joe Biden não está disposto a incentivar a produção de petróleo e gás nos EUA devido à sua agenda verde. Isso não lhe deixa outra opção senão apelar à Opep e à Rússia para que produzam mais - com resultados previsíveis.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A agenda de Biden inevitavelmente tornará mais difícil para a indústria de petróleo norte-americana desempenhar o papel que exerceu nos últimos 15 anos, aumentando também a produção para satisfazer a crescente procura global. Os ambientalistas argumentariam que esse é o cerne da questão, afinal de contas. Mas a consequente incerteza regulatória - e, em alguns casos, a pressão dos acionistas - irá impedir os produtores tanto de petróleo como de gás de investirem na produção futura, e também dissuadir Wall Street de lhes dar o dinheiro necessário para fazê-lo (especialmente após a carnificina do mercado de títulos do ano passado).  

Consequentemente, apesar de os preços aumentarem para quase US$ 85 por barril este mês, os produtores norte-americanos mal produzem uma gota de petróleo a mais que em março. O fato de a oferta ser menos elástica que a demanda sempre foi um problema para os mercados mundiais do petróleo, mas a questão está agora sendo martelada com um tom de vingança. 

Em última instância, como sempre é o caso, os preços elevados serão a cura para preços elevados. A demanda será destruída e a substituição por fontes de energia alternativas acelerará. No entanto, isso parece pouco para parar a marcha dos preços para cima no curto prazo. Russel Hardy, executivo chefe da Vitol, maior negociadora de petróleo do mundo, disse em uma conferência da indústria na terça-feira que o barril a US$ 100 é "certamente uma possibilidade". O Presidente russo, Vladimir Putin, disse basicamente o mesmo no mês passado. É preciso coragem para apostar contra isso.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações