China adota medidas para sustentar algumas incorporadoras e aumentar a demanda

Reuters

Publicado 16.08.2022 08:25

Por Clare Jim

HONG KONG (Reuters) - A China irá garantir novas emissões de títulos por algumas poucas incorporadoras privadas selecionadas para apoiar seu setor imobiliário, disseram fontes nesta terça-feira, enquanto o órgão de planejamento estatal disse que vai impulsionar a demanda econômica e acelerar projetos de infraestrutura.

Notícias sobre o suporte estatal planejado para algumas incorporadoras privadas de melhor qualidade levaram o subíndice imobiliário do mercado acionário de Hong Kong a subir até 10% em certo momento, antes de a realização de lucros reduzir os ganhos.

As autoridades têm tentado estabilizar o setor, que responde por um quarto do PIB nacional, após uma série de calotes entre as incorporadoras e queda nas vendas de casas.

Os problemas do setor imobiliário e o consumo fraco prejudicaram a recuperação nascente em uma economia que tem sido afetada por rigorosas restrições contra a Covid.

Dados de julho mostraram que a segunda maior economia do mundo desacelerou inesperadamente e que o investimento imobiliário caiu no ritmo mais rápido deste ano.

Nesta terça-feira, funcionários do órgão de planejamento estatal deram garantias de que as políticas serão orientadas para impulsionar a demanda econômica de "uma maneira forte, razoável e moderada" e que a construção de infraestrutura será acelerada no terceiro trimestre do ano.

Yuan Da, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, disse em uma coletiva de imprensa que bancos concederão mais crédito e que mais títulos especiais de governos locais serão emitidos.