China busca estabilizar mercados antes de congresso do Partido Comunista

Reuters

Publicado 27.09.2022 08:13

Atualizado 27.09.2022 08:51

XANGAI (Reuters) - Autoridades reguladoras do mercado de capitais da China disseram recentemente a alguns gestores de fundos e corretoras que evitem vendas maciças de ações antes do Congresso do Partido Comunista do próximo mês, em um esforço para evitar grandes flutuações do mercado, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento direto.

As instruções foram dadas verbalmente pelas Bolsas de Valores de Xangai e Shenzhen por meio das chamadas "diretrizes de janela", ou diretrizes políticas não oficiais sem documentos escritos, disse uma das fontes.

"Eles nos pediram para evitar atividades de negociação anormais, incluindo vendas maciças e 'buy-ins' (recompras). Basicamente, é um movimento para estabilizar o mercado", disse a fonte.

Outra fonte do lado comprador disse que também recebeu o aviso. "É politicamente sensível", disse a fonte.

As fontes pediram para não serem identificadas devido à sensibilidade do assunto.

As bolsas de valores chinesas de Xangai e Shenzhen e a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC) não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.

O Partido Comunista da China abre seu 20º congresso em 16 de outubro. É provável que termine com o presidente Xi Jinping em um terceiro mandato de cinco anos como líder supremo e uma mudança de equipe no Politburo de tomada de decisões.