China: Presidente Xi Jinping anuncia novo plano de infraestrutura

Investing.com

Publicado 26.04.2022 23:42

Atualizado 27.04.2022 09:18

Por Alessandro Albano, do Investing.com Itália

Investing.com - O presidente da China Xi Jinping anunciou uma campanha "completa" para a construção de novas infraestruturas nesta quarta-feira (27). De acordo com o que foi noticiado pela agência de notícias estatal Xinhua, Xi disse durante uma alta cúpula que as infraestruturas são "um importante suporte para o desenvolvimento econômico e social", identificando setores de transporte e de energia como estratégicos, nos quais "é necessária uma expansão". 

A declaração do presidente se encaixa em um quadro complicado para a China. A política de “tolerância zero” contra a Covid aplicada aos centros industriais mais importantes do país, como Xangai e as regiões mais interiores, agravou a crise de abastecimento no país, com níveis de armazenamento nos portos (uma artéria fundamental para a China) que atingindo níveis recordes.

O PMI industrial atingiu uma mínima de 25 meses em março, caindo para 48,1, um território de contração, com "uma variedade de fatores exacerbando a pressão de queda sobre a economia chinesa e ressaltando o risco de estagflação", disse Wang Zhe, economista sênior. no Grupo Caixin Insight. O mesmo índice para serviços atingiu os mínimos da era da pandemia, contraindo para uma leitura de 42, registrando aumentos nos custos e reduções no emprego.

Por esta razão, o banco central interveio várias vezes nos últimos meses para apoiar uma economia já em dificuldades devido à crise de crédito resultante do colapso 'pretendido' da China Evergrande (OTC:EGRNY). Após cortes nas taxas de empréstimos primários e injeções de liquidez, o PBoC aprovou o piso para a cotação iuan (que anteriormente caiu para mínima de 2015) e mercados de ações locais na terça-feira.

Com os riscos para o consumo industrial e as exportações, "iniciativas para aumentar os gastos com infraestrutura são uma ferramenta política direta para aumentar os gastos públicos", disse Rajiv Biswas, economista-chefe da Ásia-Pacífico da AFP, à agência AFP S&P Global Market Intelligence.

No entanto, de acordo com o economista-chefe do Nomura para a China, Nomura Ting Lu, o reforço da infraestrutura "não é uma solução rápida". "Os confinamentos tornam a tarefa de aumentar o investimento em infraestrutura cada vez mais difícil devido às proibições de viagens e à falta de trabalhadores da construção nas áreas afetadas", disse à AFP.

Além disso, "seria irreal esperar um crescimento muito mais rápido do investimento em infraestrutura, e seu ritmo ... preencheria apenas uma pequena parte da lacuna deixada pela desaceleração do crescimento das exportações, a grande contração do setor imobiliário e os A estratégia zero da China.-Covid”, disse Nomura em um relatório recente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As bolsas de valores de Xangai e Shenzhen responderam positivamente ao anúncio de Xi, fechando em alta na quarta-feira, contrariando a maioria dos mercados asiáticos. O SZSE Component Index subiu 4,3%, diminuindo a queda de -27% no ano até este momento. Enquanto o Shanghai Financial Hub's Composite subiu 2,5%, embora se mantenha em baixa de -19% no ano. O FTSE China A50 fechou em alta de 2,1%.

 

 

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações