Citi tem queda no lucro com maiores custos com indenizações e seguro de depósitos

Reuters

Publicado 12.04.2024 09:57

Por Manya Saini e Tatiana Bautzer

(Reuters) - O lucro do Citigroup caiu no primeiro trimestre, à medida que o banco gastou mais com pagamentos de indenizações para funcionários demitidos e reservou dinheiro para reabastecer um fundo de seguro de depósitos do governo.

O lucro líquido caiu para 3,4 bilhões de dólares, ou 1,58 dólar por ação, nos três meses encerrados em 31 de março, informou o banco nesta sexta-feira, contra lucro de 4,6 bilhões de dólares, ou 2,19 dólar por ação, no ano anterior.

"O mês passado marcou o fim da simplificação organizacional que anunciamos em setembro. O resultado é uma estrutura de gestão mais limpa e mais simples que se alinha totalmente e facilita nossa estratégia", disse a presidente-executiva Jane Fraser em um comunicado.

O Citi disse em sua apresentação aos investidores que espera uma redução de 7.000 funcionários e uma economia anual de 1,5 bilhão de dólares com a reorganização. As ações do banco subiam 1% nas negociações pré-mercado.

Fraser iniciou uma ampla reorganização em setembro para simplificar o banco e melhorar seu desempenho. Os custos da reorganização elevaram as despesas para 14,2 bilhões de dólares.

A maior rodada de mudanças no quadro de funcionários, incluindo reatribuições e demissões, foi comunicada aos empregados no final de março.

O banco também pagou 251 milhões de dólares a um fundo do FDIC, agência dos Estados Unidos garantidora de depósitos, que foi drenado no ano passado após a falência de três bancos regionais.