Comissão aprova PL que amplia insenções para universidades do ProUni

Poder360

Publicado 21.04.2024 10:26

Comissão aprova PL que amplia insenções para universidades do ProUni

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que isenta as instituições universitárias que aderirem ao ProUni (Programa Universidade para Todos) da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento.

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as regras da Lei Complementar 187 de 2021, que regulamenta a certificação das entidades beneficentes. Atualmente, as instituições do ProUni já possuem isenção de outros tributos, como o IRPJ (Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas). O programa oferece bolsas de estudo universitárias, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de instituições privadas.

O projeto permite ainda que os estudantes com financiamento do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) possam amortizar a dívida com a prestação de serviços em órgãos federais. O texto estabelece que um semestre de trabalho, com jornada diária de 4 horas, amortizará 4 semestres cursados.

h2 Novo texto/h2

A relatora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), recomendou a aprovação das duas medidas. Ela apresentou um substitutivo que reúne o Projeto de Lei 4980 de 2016, do deputado Alex Manente (Cidadania-SP), que trata da isenção ao ProUni, ao apensado – PL 2932 de 2019, do deputado Professor Alcides (PL-GO), que prevê o pagamento do Fies com prestação de serviço público.

Para a deputada, as duas propostas estimulam o acesso dos jovens à universidade, em especial a isenção da contribuição previdenciária às instituições do ProUni. “Com a concessão da isenção, poderá ser facilitada a adesão e a permanência de instituições ao ProUni, medida fundamental para a continuidade do programa”, disse Rogéria Santos.

A relatora ressaltou ainda que o ProUni é um dos responsáveis pelo aumento do número de pessoas na faixa etária de 25 a 35 anos com ensino superior.

O PL 4980 de 2016 será analisado em caráter conclusivo, nas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e a CCJ (Constituição e Justiça e de Cidadania).

Com informações da Agência Câmara

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações